O equipamento foi personalizado para uma pessoa que tem hemiplegia, sem condição de movimento com a mão direita, que fica fechada com força. Ela é canhota e utiliza essa mão para tudo. No entanto, para cortar alimentos mais duros, como a carne, ela precisa usar as duas mãos e como não consegue pegar com a mão direita, ainda precisa que alguém faça isso por ela.

O objetivo foi chegar a uma solução que possibilite independência e autonomia no momento das refeições. O projeto teve como ponto de partida a condição da usuária de pega do talher. Definido o formato da pega foram estudadas possibilidades de posicionamento para o garfo considerando o menor esforço físico da pessoa. Os aspectos fundamentais são segurança e conforto para a realização dos movimentos.

Caminhos apresentados:

Pesquisa em catálogos de possibilidades de utensílios apresentada.

Utensílios_3

1.Garfo com dispositivo de corte acoplado, acionado com a pressão sobre o alimento.

2. Faca em forma de disco.

3. Faca boleada, com pega especial, corte com a pressão de uma só mão.

4. Peça do acervo de projetos da Oficina de Tecnologia Assistiva. Colher com pega grossa de bambu.

Ao experimentar, Maria Clara, sentiu que poderia segurá-lo com sua mão direita e firmar a carne para corte com uso da mão esquerda.

O que foi feito:

Garfo_2

Foi produzido um objeto semelhante ao que foi experimentado. Talher com cabo perpendicular, em bambu, que permite Maria Clara segurar e firmar a carne, com a mão direita, para cortar com a mão esquerda. Ela coloca o objeto na mão direita empurrando os dedos para que se abram.

Objeto em uso:

Maria Clara
Maria Clara utilizando a peça de bambu para firmar o alimento, enquanto usa na mão esquerda uma faca para cortar.

 

 

 




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.