Página-Acessibilidade_Teste

Será que TODAS as pessoas podem usar de maneira segura, confortável e com autonomia todos os espaços e locais em que vivem ou trabalham? Essa é a primeira pergunta que devemos nos fazer ao pensar em Acessibilidade. Baseado no conceito de Desenho Universal que busca projetar produtos, serviços e espaços que contemplem as mais diversas diferenças físicas e sensoriais das pessoas, o CVI-Rio oferece um serviço personalizado de Consultoria em Acessibilidade para ampliar as possibilidades de acesso a espaços, serviços, e informação, proporcionando maior autonomia e um ambiente mais inclusivo, o qual contemple, de fato a diversidade que existe em nossa sociedade.


Porque investir em acessibilidade?

Os direitos e deveres fundamentais são assegurados, em primeiro lugar, em nossa Constituição Federal e seguem o princípio da universalidade, ou seja, abrangem TODOS os cidadãos. Entretanto, a interpretação sobre quem essa universalidade realmente inclui nem sempre é tão clara. A simples garantia ao direito de “ir e vir”, teoricamente dado a qualquer cidadão, é suficiente para se questionar a abrangência do alcance dos direitos mais essenciais. Quando temos uma escada como único acesso a um banco ou edifício público, o direito de “ir e vir” de um usuário de cadeira de rodas certamente não está garantido.

Os princípios da Acessibilidade buscam atender à maior gama de variações possíveis entre os usuários, nas mudanças que acontecem no nosso corpo da primeira até a terceira idade e, a dinâmica local a partir das diretrizes do Desenho Universal, abrangendo não apenas as questões físicas, mas também as operacionais, como, por exemplo, a autonomia de uso do indivíduo, de forma a assegurar que: qualquer um possa usar; seja seguro e confortável para utilizar; seja simples e integrado a outras soluções; seja fácil de entender e adequado às necessidades e limitações de cada um.

Se o seu prédio ou sua empresa ainda não adotam essas premissas, muito ainda pode ser feito ou melhorado. Conheça nossos serviços e veja como podemos ajudá-lo a criar um espaço mais inclusivo e acessível, de acordo com as suas necessidades.

Entre em contato, nossa equipe está a sua espera.


Conceitos

Acessibilidade – “possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.” (NBR 9050/2015)

Desenho Universal – “Concepção de espaços, artefatos e produtos que visam atender simultaneamente todas as pessoas, com diferentes características físicas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável, constituindo-se nos elementos ou soluções que compõem a acessibilidade.” (Decreto 5.269/2004)


Serviços

Veja aqui como podemos auxiliá-lo a ampliar a acessibilidade do seu espaço:

CONSULTORIA EM ACESSIBILIDADE

A Consultoria em Acessibilidade tem como objetivo orientar e dar diretrizes acerca das melhores práticas em acessibilidade e sugerir intervenções a fim de adequar as instalações ou projetos avaliados às Normas Brasileiras de Acessibilidade da ABNT, às determinações do Decreto 5.296/2004, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e aos critérios atuais de Desenho Universal.

Consultoria para Edificações Existentes

A Consultoria de Acessibilidade em edificações existentes contempla o desenvolvimento de um diagnóstico que ateste as condições de acessibilidade existentes no ambiente com indicação de soluções para possíveis problemas encontrados. Traz como resultado o Relatório de Acessibilidade.

Relatório de Acessibilidade

Relatório descritivo com informações sobre as características/ condições de acessibilidade existentes no local. No relatório são indicados os pontos críticos e apresentadas sugestões soluções que possam tornar o ambiente mais acessível.

Consultoria para Projetos de Arquitetura

A Consultoria de Acessibilidade a Projetos de Arquitetura dar-se-á por meio de acompanhamento ao longo das etapas de projeto, provendo informações específicas sobre o tema, sugerindo intervenções e, dando orientações práticas considerando análise crítica das plantas a serem observadas e outras questões que possam surgir, com vista a atender ao programa de necessidades e demandas específicas.

Foto-Pág-AcessibilidadeGostaria de ampliar a acessibilidade do seu espaço ou projeto, entre em contato com a gente. Veja como funciona:

  1. Contato – se você precisa de algum dos nossos serviços entre em contato para enviarmos uma proposta, nesta ocasião, por favor, nos envie as seguintes informações: – descreva a situação com o máximo de informações sobre o ambiente / – Inclua medidas e fotos do local, se necessário
  2. Visita Técnica ao Local – caso as informações enviadas não sejam suficientes, será necessária uma visita ao local para entender melhor a complexidade e extensão do serviço.
  3. Envio da proposta
  4. Aceite da proposta
  5. Desenvolvimento da Consultoria

A Consultoria tem como base de análise crítica considerando os preceitos e diretrizes da:

  • Legislação Vigente – Decreto 5.296/2004
  • Norma Técnica ABNT_NBR9050/20105.
  • Conceito de Desenho Universal
  • Expertise e vivência com público, pessoas com deficiência, parte relevante entre os usuários da acessibilidade.

 

WORKSHOP DE ACESSIBILIDADE

O Workshop de Acessibilidade tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre questões relacionadas a acessibilidade, a fim de motivar a criação de espaços mais inclusivos que contemplem a diversidade existente entre todas as pessoas.

Projetar ou reconfigurar espaços para que possam garantir o amplo acesso a qualquer pessoa é, antes de tudo, uma questão de cidadania. É permitir que cada cidadão, seja ele quem for, tenha a possibilidade de exercer seus direitos já estabelecidos em leis, como o de ir e vir, acesso a informação e a plena participação em sociedade.

Entretanto, contemplar a acessibilidade em projetos e espaços tem sido um grande desafio para profissionais da área e gestores. No Workshop pretendemos contribuir para desmitificar certas crenças e apresentar um novo olhar sobre o tema, onde é possível realizar projetos e intervenções, que baseadas dos conceitos de Desenho Universal, e apoiadas nas Normas de Acessibilidade vigentes venham a integrar em perfeita harmonia as questões estéticas e funcionais almejadas em cada projeto.

Este Workshop é voltado para Arquitetos e Urbanistas, Designers, Construtores, Engenheiros, Projetistas, Tecnólogos e Estudantes destas áreas – Universidades, Gestores de Empresas.

 

QUER CONHECER MELHOR OS NOSSOS SERVIÇOS?

ENTRE EM CONTATO CONOSCO!

cvirio@cvi.puc-rio.br




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.