Artigo

 

Beth Caetano: Como foi ou está sendo reconhecer seu corpo como mãe?

Juliana Oliveira: Me senti muito linda durante as duas gravidezes! Claro que após a amamentação meus seios já não são mais os mesmos e a gente tende a engordar um pouco, mas acho que tudo isso aconteceria mesmo sem ser mãe.

Beth Caetano: Fale um pouco de suas expectativas.

Juliana Oliveira: Eu tinha muitas expectativas sobre a amamentação: se eu seria capaz de segurar um bebê, mas foi tudo perfeito. Minha primeira filha nasceu prematura e bem pequena, então, fui exercitando os braços aos poucos. Ela mamou até um ano e dois meses.

Já a segunda, como nasceu mais prematura ainda, me trouxe o desafio de mamar no peito depois de conhecer o complemento alimentar fornecido na UTI Neonatal, onde ficou por três semanas. Consegui que ela mamasse até nove meses.

Beth Caetano: Qual o maior desafio para você em ser mãe com deficiência?

Juliana Oliveira: É o de educar usando apenas a voz. É o grande desafio que ainda vivencio e sei que vai durar bastante. É muito difícil ver os filhos te desobedecerem e não conseguir agir fisicamente tirando algo de suas mãos, por exemplo. Agora que estou separada, sinto ainda mais, pois não tenho a quem pedir socorro. Tenho ensaiado formas de driblar isso, sempre com muita conversa e carinho. E alguns palavrões também!

Beth Caetano: Teve algum período de adaptação na relação com suas filhas?

Juliana Oliveira: Elas mesmas naturalmente se adaptaram a mim, sempre inventando maneiras de brincar e escalando a cadeira com a maior facilidade.  Aprenderam a fazer várias coisas sozinhas antes de outras crianças, pois muitas vezes eu só ajudava com a teoria.

Por Beth Caetano




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.