Canoagem

Uma das novidades no programa dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, a canoagem velocidade adaptada é um esporte recente. Em 2009, a Federação Internacional de Canoagem (ICF, em inglês) iniciou um programa para levar o esporte  a todos, com o objetivo de incluir suas disputas em 2016.

Em 2010, 31 países levaram participantes ao Mundial de Paracanoagem Velocidade de 2010, na Polônia. Naquele mesmo ano, o esporte teve sua inclusão aprovada no programa paralímpico a ser disputado no Rio de Janeiro.

O esporte será disputado  Paralímpico tem uma dinâmica similar à disputa Olímpica, ou seja, vence o mais rápido na sua bateria. O formato da competição varia de acordo com o número de participantes, com classificação direta às finais e repescagens para decidir quais serão os atletas garantidos na corrida final, que vale as medalhas.

Identificados pela letra K, os barcos utilizados são os caiaques. Cada embarcação tem suas adaptações de acordo com as habilidades funcionais de seus tripulantes. E atletas com qualquer tipo de deficiência físico-motora podem participar da competição.

Na competição da canoagem Paralímpica, as classes funcionais são três: LTA, onde o atleta utiliza braços, tronco e pernas para auxiliar na remada; TA, na qual o atleta utiliza apenas o tronco e os braços; e A, em que o atleta só tem a possibilidade de utilizar o movimento dos braços.

Os eventos são sempre realizados em uma raia demarcada por boias, em linha reta, com 200 metros de extensão. Existem provas masculinas e femininas sendo disputadas em embarcações individuais.

Fonte: Rio 2016.




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.