Nós, do CVI-Rio, compreendemos a deficiência como uma das características que formam um indivíduo, como a cor dos olhos ou o formato do rosto, mas não há como negarmos anos de estigma social e uma bagagem cultural que diferencia e segmenta as pessoas por suas características físicas. A iniciativa das Empresas em implantar programas de diversidade, valorizando as diferenças e incentivando a discussão de temas pertinentes. Este é um dos passos iniciais para que os mitos se desfaçam e possamos conversar mais abertamente sobre a inclusão e o desenvolvimento profissional de diferentes indivíduos na Empresa.

Propomos diferentes processos de conscientização, de acordo com as características e possibilidades da Empresa, com o objetivo de prover informações e discutir temas ligados às pessoas com deficiência e suas especificidades; a fim de tornar este universo mais conhecido e contribuir para melhor qualificar a relação entre os gestores, colegas de trabalho e os novos colaboradores.


Palestra Convivendo Com A Diferença

Tem como objetivo conscientizar os colaboradores sobre o seu papel de agente facilitador dentro do processo de inclusão. Cada um pode contribuir para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo e receptivo ao colaborador com deficiência. Para isso, é importante se informar sobre o tema deficiência, para que seja possível estabelecer uma relação natural e harmoniosa com seus colegas com limitação física, sensorial ou intelectual. Nas palestras são abordados os seguintes temas: inclusão, sociedade inclusiva, acessibilidade e equiparação de oportunidades, barreiras físicas e atitudinais, empresa inclusiva, a importância dos apoios naturais, tipos de deficiência.


Debate In Company

Busca promover de maneira objetiva e dinâmica um espaço em que os gestores tenham a oportunidade de conhecer o universo da pessoa com deficiência, com abertura para solucionar as dúvidas e as questões específicas em que a empresa vive, através de debates e exposições participativas, mediadas por um profissional do CVI-Rio e um representante da Empresa.


Workshop Gestão Da Diversidade

Voltado aos funcionários da empresa o workshop visa informar sobre as questões sociais, legais e dados do mercado de trabalho no contexto da inclusão de pessoas com deficiência, para que possam estabelecer políticas, diretrizes e metas claras, condizentes com a realidade da empresa, além de fornecer apoio e recursos necessários para a inclusão dos profissionais com deficiência.




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.