Ricardo perdeu os movimentos do corpo em decorrência de uma lesão na coluna. Chegou ao CVI-Rio em busca de uma adaptação para que ele conseguisse digitar no teclado de computador e usar as telas touch screen do celular e tablet. Ricardo tem movimentos limitados nos braços, não possui sustentação no punho e já utiliza um estabilizador de punho que foi considerado no projeto do equipamento.

Caminhos apresentados:

No primeiro encontro foi experimentada um objeto do acervo da Oficina de Tecnologia Assistiva, junto com o estabilizador de punho que Ricardo já utiliza, para simulação do movimento.

Ricardo-Cardoso

O que foi feito:

Foi produzida um objeto, com as medidas da mão de Ricardo, que é encaixada na palma da mão esquerda e é usada junto com o estabilizador de punho que ele já tinha. Nesse objeto foi colocado um bastão de alumínio com acabamento de borracha condutiva na extremidade e uma fita adesiva de cobre faz o contato da peça de alumínio com a mão de Ricardo possibilitando o touch na tela do tablet. O bastão pode ser ajustado para atender a necessidade de uso de acordo com a altura da mão em relação ao computador.

Objeto-Ricardo
Órtese com fita de cobre e bastão de alumínio com acabamento de borracha condutiva.

Objeto em uso:

Ricardo
Ricardo usando o tablet com a órtese manual.



Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.