artigo 17-keilaUma cultura inclusiva requer liderança engajada e disposta a estar vigilante às ameaças culturais, mas, além disso, existem fatores específicos que levam a uma cultura inclusiva que torna os negócios inovadores, ágeis e de alto desempenho.

Aqui no Brasil, ainda estamos no início da empreitada em criar ambientes de trabalho mais inclusivos, por isso, queremos hoje falar sobre os benefícios que sua empresa pode ter ao ampliar “seus paradigmas” e investir em novos valores baseados em diversidade. Vamos citar 4 fatores fundamentais para você:

Em empresas inclusivas, os colaboradores se sentem valorizados.
Em empresas em que a inclusão e a diversidade são priorizadas, os funcionários se sentem conectados à empresa e valorizados. Eles se sentem parte da equipe e que podem ser exatamente como são, sem ter que esconder nenhuma de suas características. Isso produz um sentimento de pertencimento que aumenta, consideravelmente, a produtividade.

Em empresas inclusivas, os colaboradores se sentem seguros.
Se as empresas apenas elogiarem a diversidade da boca para fora, os funcionários terão menos probabilidade de falar quando se sentirem ofendidos ou desconfortáveis. Em negócios diversificados e inclusivos, os líderes incentivam uma cultura em que as pessoas podem falar e fazer perguntas, independentemente, das notícias serem boas ou ruins. Isso inclui ser receptivo a novas ideias e abordagens inovadoras.

Em empresas inclusivas, os colaboradores se sentem capacitados.
Os funcionários têm influência sobre as tarefas do trabalho e têm a chance de experimentar coisas novas, ampliar suas funções e aprender novas habilidades. As equipes abraçam a mudança em vez de lutar contra ela.

Em empresas inclusivas, os colaboradores se sentem respeitados.
Os funcionários devem sentir que os resultados de trabalho, processos e comunicações são justos e devem sentir que são tratados com dignidade no trabalho.

Esses quatro fatores são essenciais e com certeza parecem ótimos no papel. No entanto, novamente, não é suficiente listar essas qualidades e esperar que seus funcionários se adaptem a elas, mesmo que você tenha a melhor das intenções. Seu papel como gestor é engajar e ficar vigilante às ameaças culturais que podem impactar negativamente na sua empresa.

Leia também: Nutrindo um local de trabalho diversificado e inclusivo

Cultura inclusiva nas empresas

Descrição da imagem:

#Pratodosverem_foto com 11 pessoas em pé e sorrindo. No grupo tem um anão, um cego, negros, mulheres e outros. Foto sugere diversidade e Inclusão. Do lado esquerdo tem uma tarja laranja transparente com o texto: Diversidade e Inclusão: 4 fatores benéficos para sua empresa de Keila Motta.




Os comentários estão fechados.