Criançada pode conferir esportes e “brincar de atleta” no Via Parque da Barra até o dia 12. Circuito no shopping leva criançada a apostar corrida e conhecer levantamento de peso, minigolfe, tiro com arco e ginástica rítmica

Criançada pode conferir esportes e "brincar de atleta" no Via Parque da Barra até o dia 12
Lucas, no “peso”; o circuito geral; Lara Sophia e Eros na corrida; João Gabriel no minigolfe (Fotos: Rio 2016/Fabrizia Granatieri)

Luisa Oliveira diz que seu filho Lucas, de 8 anos, está “desesperado” porque acha que não vai conseguir entrar no circuito montado pela Aliansce, administradora de shopping centers distribuídos pelo Brasil, no Via Parque, da Barra da Tijuca, para “praticar esporte”. Mas o garoto consegue, sim, brincar – e muito –, de corrida, levantamento de peso, minigolfe, tiro com arco e ginástica rítmica. A promoção da brincadeira com iniciação esportiva é da Aliansce – uma das apoiadoras oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 – e vai até a segunda-feira (12), Dia das Crianças.

As inscrições para crianças de 4 a 12 anos são feitas no local, diariamente, a partir das 11h30. As atividades, com vagas limitadas, assim como tempo, são entre meio-dia e 21h30, na Praça de Eventos do 1º piso do Via Parque.

Ao lado dos outros monitores que ajudam a criançada nos esportes menos conhecidos, Juliana Anastácio comenta que “as crianças não querem mais sair”. Ainda assim, ao lado das brincadeiras, se pode assistir a episódios do desenho animado com os mascotes dos Jogos (“Vinícius e Tom – Divertidos por Natureza”), tirar fotos no pódio armado no local e ainda responder a um “teste de personalidade esportiva” em monitor touchscreen, que indica um esporte mais adequado àquela criança.

Os participantes ainda podem acompanhar, por um monitor, vídeos com informações sobre atletas e competições do Time Brasil, marca da delegação que participará dos Jogos. No local está exposto o uniforme oficial que será usado no Rio 2016.

Mas a criançada quer mais é brincar. Lucas, por exemplo, é “alucinado” por esportes. Conta que já deu a volta na Lagoa – o que é confirmado pela mãe Luisa, ela mesma adepta de corridas. Como a maioria da garotada que participava das ações no Via Parque na sexta-feira (2), Lucas gosta de futebol e luta judô. Mas vê tudo de esporte na tevê – e procura principalmente por atletismo.

Eros, 7 anos, é mais voltado para esportes individuais, segundo a mãe Grace Langkjer. Como aprendeu a ler há pouco tempo, explica, ainda não está muito informado de que o Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no ano que vem. “Mas, por causa das mascotes, Vinícius e Tom, “já está começando a participar”, afirma a mãe.

Luciano Araújo dos Santos, pai de Pedro, 8 anos, e Giovanna, 5, vê a filha na pista de corrida e o filho no estande do tiro com arco. Lara Sophia, de 6, agarra-se à fita cor-de-rosa da ginástica rítmica, enquanto a mãe Priscila Gonçalves diz que a garota adora andar de bicicleta.

Obras na cidade “explicam” Jogos

João Gabriel, de 7 anos, e a irmã Mariana, de 9, estavam passeando no shopping com o pai Ronaldo Santos Félix, quando viram o circuito. “Eu gosto de tudo de esporte e eles também. Já levei o João Gabriel para ver basquete… E toda vez que vamos à casa da madrinha deles, passando por um monte de obras na cidade, vamos explicando o que são e onde serão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, diz Ronaldo.

Enzo, de 7 anos, mora na Flórida e está de férias no Rio com a mãe Ana Cláudia Teixeira da Silva – que pratica capoeira e já passou o esporte para o filho. Muito coordenado, o garoto acerta três buracos seguidos no minigolfe, para surpresa de Ana Cláudia, que pensa em voz alta: “Posso comprar um joguinho daqueles de sala para ele treinar…”

Gabriel, de 3 anos, não quer sair “nunca mais” do tiro com arco. Aprende a colocar sozinho a flechinha com ponta de borracha na besta (aquele arco “deitado”, que se aciona por gatilho), porque o arco ainda é grande para o garotinho segurar. Enquanto isso, os pais Eduardo e Mariana Lana acompanham a invenção do filho: corrida e… pimba! tiro com arco (no caso, com besta) no alvo colorido!

Criançada pode conferir esportes e "brincar de atleta" no Via Parque da Barra até o dia 12
Lara Sophia na fita; a “arena” no Via Parque; mais um Luca no “peso” e Eros mirando o alvo (Fotos: Rio 2016/Fabrizia Granatieri)

Esse evento até o Dia das crianças no Via Parque é o último de 2015. Mas, no ano que vem, a Aliansce ainda promoverá mais

16, da série Arena Rio 2016, em oito períodos distribuídos até julho.

Confira a programação:achead

13/29 de janeiro – Shopping da Bahia (BA) e Boulevard  Shopping Belém (PA)

5/21 de fevereiro – Boulevard Feira de Santana (BA) e Shopping Parangaba (CE)

26 de fevereiro/14 de março – Parque Shopping Maceió (AL) e Parque Shopping Belém (PA)

19 de março/6 de abril – Boulevard Shopping Vila Velha ES) e Boulevard Shopping Brasília (DF)

11 de abril/1º de maio – Shopping Leblon (RJ) e Boulevard Shopping Belo Horizonte (MG)

6/25 de maio – São Gonçalo Shopping (RJ) e Floripa Shopping (SC)

30 de maio/20 de junho – Carioca Shopping (RJ) e Shopping Grande Rio (RJ)

25 de junho/18 de julho – Boulevard Shopping Campos (RJ) e Santana Parque Shopping (SP)

Fonte: Rio 2016.




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.