Importância deste equipamento

Almofada é um equipamento essencial para você conquistar sua autonomia.  Muitas vezes só vamos compreender sua importância depois de passar por situações tristes, constrangedoras e limitantes causadas pelas terríveis escaras. Hoje graças a tecnologia aliada a informação, cada vez mais se torna possível evitar estas úlceras de pressão.

*link- cuidado com o corpo

Escolhendo a almofada mais adequada

São muitas opções! Cada uma delas traz características próprias e preços diversos, e muitas vezes vamos nos sentir inseguros de fazer a escolha correta. Esta decisão depende de fatores pessoais que vão determinar a melhor opção para cada pessoa. Conhecer a característica e as propriedades respectivas dos diversos tipos oferecidos no mercado nacional e internacional vai facilitar a sua escolha.

A almofada deverá favorecer funcionalidade com segurança e conforto. Garantindo sua liberdade, o resgate do seu estilo de vida sem comprometer sua saúde física e emocional.

Sobre os materiais

A matéria tem limitações, portanto sempre vamos estar diante da relação de custo beneficio. Cada material tem suas propriedades e estas deverão ser associadas à necessidade pessoal de cada um.

Por melhor que seja a almofada ela jamais satisfará as inúmeras indicações. Muitas vezes aquele tipo mais simples e mais econômico pode ser o suficiente para sua necessidade outras vezes você precisa um pouco mais de suporte tecnológico, e este investimento pode ser essencial para possibilitar você voltar para seu estilo de vida com conforto e segurança.

Sobre os diversos materiais, Stephen Sprigle, Ph.D.

Espuma de poliuretano- material mais disponível em nosso mercado, com preço bem acessível, é bem leve, mas tem vida limitada.

Oferece bom envolvimento, bom acolchoamento, deverá ser associada a uma forma (base) para evitar que anule sua capacidade de envolvimento, esta característica também esta relacionada à sua espessura e rigidez. Ela tem

boa característica dinâmica, absorvendo impacto, porém não tem boa característica térmica, principalmente para nosso clima (esquenta muito).

Espuma muito macia e pequena espessura ou espuma muito dura podem comprometer a capacidade de envolvimento o que garante boa distribuição de pressão.

fotos

Espuma visco elástica– importada, um pouco mais fresca, um pouco mais cara, também tem vida limitada. Possui diferentes tempos-resposta à pressão. Também oferece um bom envolvimento, não absorve carga de impacto, Assim como a espuma regular é leve e deve ser protegida contra o calor e a umidade.

Gel sólido– são aas antigas almofadas de silicone. Péssimo envolvimento, não absorvem impactos, não se comprimem sob pressão e só tiveram algum espaço quando as cadeiras tinham o assento frouxo (arredondado). Hoje são ultrapassadas, além de serem muito pesadas.

Fluidos viscosos– são importadas pesadas e muito caras, absorvem parte do impacto, mas não possuem elasticidade para suportar a área após impacto (foge sob os pontos de maior pressão).

Diminuem o atrito da superfície. Boa característica térmica, indicada principalmente para pessoas que tem queimação, dores, etc. Por não oferecer um bom envolvimento, funcionam muito bem associado à uma boa base de espuma rígida. Requer alguns cuidados para garantir seu empo de vida, principalmente em lugares muito quentes. O modelo mais funcional no Brasil no momento é a almofada americana JAY, com diversas opções para ajustar a necessidade específica clínica e postural de cada pessoa.

Água– apesar da água ser o meio cuja pressão é a mais equilibrada, este material necessita de um contêiner que irá comprometer sua propriedade dinâmica.

É muito pesada e extremamente e extremamente instável comprometendo o equilíbrio, estabilidade e nos casos de pessoas com espasticidade (contração) pode estimular o seu aumento contribuindo ainda mais para falta de conforto e segurança. Tecnicamente reage bem nos lugares mais quentes. Contribuem muito para as deformidades posturais de tronco e membros inferiores. Hoje utilizada mais em situações estáticas (pessoas de 3ª idade dependentes), mas existem melhores opções para estas situações também.

Ar– dependendo da forma e desenho o material utilizado para conter o ar, pode proporcionar excelente envolvimento com boa característica dinâmica.

Excelente absorção de impacto quando compartimentada em gomos. São leves e promovem excelente distribuição de pressão com pouquíssimo atrito. O modelo mais funcional é da almofada americana Roho, que oferece muitas opções. Ela é impermeável (permitindo ser usada até no banho, praia), porém requer manutenção na calibragem adequada. Dependendo do modelo é bem instável para aqueles sem controle de tronco, mas é a melhor opção para os tecidos flácidos com outros comprometimentos  (cicatrizes, cirúrgicas, etc…)

Dica importante

A capa da sua almofada deve ser flexível para permitir o envolvimento necessário. Às vezes necessitamos da impermeabilidade devido as incontinências, o que vai roubar as características dinâmicas oferecidas pelos diversos materiais. Esteja certo que você não está sentado na linha de tensão do tecido rígido comprometendo a boa circulação do sangue na região do assento.

foto-almofada1

Onde encontrar a almofada de sua escolha?

Fotos e talvez propaganda de alguns representantes, será que podem pagar o CVI? Pode colocar link de endereços fora? Saber da Re se concorda em colocar nossas almofadas aqui tb fotos

Atenção:

As almofadas de Contorno, de Ar, Gel fluido combinada com contorno de espuma para oferecer conforto e segurança necessitam estar apoiadas sobre base rígida, porém se sua almofada é de espuma simples como aqueles que acompanham as cadeiras de rodas sobre um assento rígido poderá comprometer seriamente seu conforto e segurança.

Se você ainda estiver em dúvida na escolha da sua almofada e tiver inseguro em decidir se precisa investir numa almofada que garanta maior suporte tecnológico ou se pode usar uma almofada básica que garanta apenas uma distribuição adequada da pressão do seu corpo, responda o questionário abaixo:

  1. Sua paralisia é espástica e a atrofia muscular é apenas relativa à falta de uso?
  2. Sua sensibilidade está alterada, diminuída ou abolida?
  3. Você é fumante?
  4. Você se considera muito magro (pontudo) ou muito pesado (obeso)?
  5. Sua paralisia é flácida, ou seja, não tem nenhum tipo de “contração”, a musculatura da região do assento atrofiada e sem tônus (consistência, tensão muscular)?
  6. Você tem cicatriz de escaras na região do sacro ou dos ísquios? Figura
  7. Já fez cirurgia plástica? Enxerto? Ressecção óssea ? Raspagem óssea?
  8. Sua capacidade respiratória é diminuída?
  9. Você está anêmico? Você bebe bastante água? Tem o tecido bem hidratado?

Se apenas as questões 1,2 e 3 forem positivas, talvez você possa utilizar uma almofada de contorno de espuma ou uma almofada de visco elástica. Porém até sua adaptação e constatação que apenas uma distribuição de pressão em toda a área do assento possa ser suficiente ao seu estilo de vida, fique atento, observe e vá aumentando gradativamente o tempo de permanência em sua cadeira de rodas. Não se esqueça de fazer um alívio de pressão mudando de posição ou elevando-se do assento.

Observe se áreas de pressão excessiva mostram pontos de vermelhidão e se estes desaparecem com um espaço de tempo relativamente curto ao aliviar a pressão.

Somente depois de assegurar-se você poderá estar certo de que este tipo de almofada pode se adequado às suas necessidades.

Importante não esquecer que a espuma tem um tempo de vida útil (entre 6 à 12 meses) e que após este período deverá ser substituída para garantir sua segurança. Se for de espuma expandida sua durabilidade é maior.

Se as questões 3,4,5 e assim progressivamente forem positivas. Cuidado!!! Para seu conforto, segurança e funcionalidade você necessita de uma almofada que ofereça suporte mais eficaz. Elas já são encontradas em nosso mercado, mais são importadas, consequentemente num preço bem elevado. Portanto os prejuízos financeiro, físico e emocional trazidos por uma úlcera de decúbito (escaras) na área de assento são infinitamente mais elevados. Este é um investimento importante para você conquistar sua autonomia com liberdade.

Informações mais específicas  link Adequação da postura sentada.




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.