Mpv_WF4m

“Quando fiquei cego, queria morrer”, conta o equatoriano Darwin Castro, um de oito atletas latino-americanos cujas histórias são contadas na série de curtas-metragens “The Road to Rio 2016”. “Hoje, se você me pedir para escolher entre recuperar a visão ou ser campeão Paralímpico, sem dúvida escolho a segunda opção”, diz ele, cuja vida foi mudada pelo esporte.

O equatoriano perdeu a visão aos 16 anos, quando foi diagnosticado com Ceratocone. Após diversas cirurgias, não conseguiu voltar a enxergar e entrou em desespero. Só reconquistou a confiança e a esperança com a ajuda do atletismo. “Eu penso em atletismo o tempo todo, até nos sonhos. É o ar que eu respiro”, diz ele. “O atletismo é uma janela para mostrar ao mundo que pessoas com deficiência não têm limites”.

Darwin Castro e os demais atletas retratados nos curtas são beneficiados pelo “The Road to Rio 2016:Agitos Foundation Sessions”, que visa a criar um legado duradouro dos primeiros Jogos Paralímpicos da América Latina. O programa é uma parceria entre a Fundação Agitos – braço do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) -, o Comitê Rio 2016 e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Castro mudou-se para a cidade de Quito, onde vive atualmente com a família de seu guia e melhor amigo Sebastian Rosero. Na capital equatoriana, treina melhor para buscar a primeira medalha de seu país nos Jogos Paralímpicos. “Se eu continuar assim, tenho certeza de que chegarei lá”, afirma o corredor, que ganhou a medalha de bronze nos 5000m categoria T11 nos Jogos Parapan-Americanos Toronto 2011.

A série “The Road To Rio 2016” terá um vídeo lançado por semana até 4 de agosto, no canal do IPC no Youtube. Depois, um vídeo final de cada atleta entra no ar na semana anterior aos Jogos Paralímpicos, que começam no dia 7 de setembro.

Fonte: Rio2016




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.