O AVC é uma das principais causas de invalidez de longo prazo. No entanto, a Associação Internacional de AVC relata que 10 por cento dos sobreviventes de derrame têm uma recuperação quase completa, enquanto outros 25 por cento se recuperam com deficiências leves, por isso, hoje é um dia importante para conscientizarmos as pessoas sobre o tema.

É importante que a recuperação e a reabilitação de um AVC comecem o mais rápido possível. Na verdade, a recuperação do derrame deve começar no hospital. Uma equipe de cuidadores pode estabilizar sua condição, avaliar os efeitos do derrame, identificar fatores subjacentes e iniciar a terapia para ajudá-lo a recuperar algumas de suas habilidades afetadas.

A recuperação do AVC se concentra em quatro áreas principais:

Terapia de fala

Um derrame pode causar comprometimento da fala e da linguagem. Um fonoaudiólogo trabalhará com você para reaprender a falar. Ou, se achar difícil a comunicação verbal após um derrame, eles o ajudarão a encontrar novas formas de comunicação.

Terapia cognitiva

Depois de um derrame, muitos sobreviventes têm mudanças em suas habilidades de pensamento e raciocínio. Isso pode causar alterações comportamentais e de humor. Um terapeuta ocupacional pode ajudá-lo a trabalhar para recuperar seus antigos padrões de pensamento e comportamento e controlar suas respostas emocionais.

Reaprendendo habilidades sensoriais

Se a parte do cérebro que transmite os sinais sensoriais forem afetadas durante o derrame, você pode descobrir que seus sentidos estão “embotados” ou não funcionam mais. Isso pode significar que você não está sentindo as coisas bem, como temperatura, pressão ou dor. Um terapeuta pode ajudá-lo a aprender a se ajustar a essa falta de sensação.

Fisioterapia

O tônus e a força muscular pode ser enfraquecidos por um derrame e você pode descobrir que não consegue mover o corpo tão bem quanto antes. Um fisioterapeuta trabalhará com você para recuperar sua força e equilíbrio e encontrar maneiras de se ajustar a quaisquer limitações.

A reabilitação pode ocorrer em uma clínica de reabilitação, uma casa de repouso especializada ou em sua própria casa.

Como prevenir um derrame

Você pode tomar medidas para ajudar a prevenir o AVC levando um estilo de vida saudável. Isso inclui as seguintes medidas:

  • Parar de fumar. Se você fuma, pare de fumar agora diminuirá o risco de derrame.
  • Consumir álcool com moderação. Se você bebe excessivamente, tente reduzir o consumo. O consumo de álcool pode aumentar sua pressão arterial.
  • Mantenha o peso baixo. Mantenha seu peso em um nível saudável. Ser obeso ou com sobrepeso aumenta o risco de derrame. Para ajudar a controlar seu peso:
    • Faça uma dieta cheia de frutas e vegetais.
    • Coma alimentos com baixo teor de colesterol, gorduras trans e gorduras saturadas.
    • Fique fisicamente ativo. Isso o ajudará a manter um peso saudável e a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol.
  • Faça exames. Fique em cima de sua saúde. Isso significa fazer exames regulares e manter a comunicação com seu médico. Certifique-se de realizar as seguintes etapas para gerenciar sua saúde:
    • Verifique seu colesterol e pressão arterial.
    • Converse com seu médico sobre como modificar seu estilo de vida.
    • Discuta suas opções de medicação com seu médico.
    • Trate de quaisquer problemas cardíacos que você possa ter.
    • Se você tem diabetes, tome medidas para controlá-lo.

Se você suspeita que está tendo sintomas de um derrame, é vital que procure tratamento médico de emergência. Medicamentos anti-coágulos só podem ser fornecidos nas primeiras horas após o início dos sinais de derrame, e o tratamento precoce é uma das maneiras mais eficazes de reduzir o risco de complicações e incapacidades a longo prazo.

A prevenção é possível, quer você esteja evitando um primeiro derrame ou tentando prevenir um segundo. Os medicamentos podem ajudar a reduzir o risco de coágulos sanguíneos, que podem causar derrames. Converse com seu médico para encontrar uma estratégia de prevenção que funcione para você, incluindo intervenção médica e mudanças no estilo de vida.




Os comentários estão fechados.