Trabalhar é bom para a nossa saúde e bem-estar. Contribui para a nossa felicidade, ajuda-nos a construir confiança e autoestima e nos recompensa financeiramente. Devido a esses benefícios, é importante retornar ao trabalho o mais rápido possível após uma doença ou lesão.

A necessidade de trabalhar para alcançar nossos objetivos é universal, pois estabelecer objetivos e se empenhar para alcançá-los ajudam a tornar a vida útil. Os objetivos podem estar relacionados ao trabalho em si, atividades atléticas, aprender uma nova habilidade, resolver um relacionamento contencioso ou encontrar uma maneira de gerenciar com mais eficiência as atividades da vida cotidiana.

Quando lemos o livro FLOW, ou fluxo em português, do psicólogo Mihály Csikszentmihalyi. fica comprovado que nossas atividades podem contribuir para uma vida plena. O fluxo é um estado muito saudável em que nos sentimos desafiados em nosso nível de habilidade. Se definirmos metas que podemos alcançar sem nos sentirmos desafiados, não haverá estado de fluxo e pouca satisfação. Por outro lado, se estabelecermos metas tão desafiadoras que simplesmente não conseguiremos alcançá-las, novamente, não haverá estado de fluxo e apenas frustração.

Infelizmente, você não pode atingir metas quando as barreiras o impedem de entrar pela porta. Pior que isso, certas barreiras impedem as pessoas com deficiência de estabelecer metas em primeiro lugar. Para estabelecer metas, precisamos ter esperança de que possamos alcançá-las.

Uma experiência comum para a maioria de nós é a incapacidade de atingir um determinado objetivo e a necessidade de reavaliar nossas capacidades e estabelecer objetivos diferentes. Isso faz parte da vida! Mas, quando não conseguimos ver nenhuma esperança de alcançar uma meta devido a uma barreira ao nosso sucesso, que pode ser facilmente removida com o apoio de outras pessoas, é extremamente frustrante.

O que todos nós precisamos entender é que é um benefício fazer todo o possível para remover essas barreiras, porque elas destroem vidas e impedem que pessoas produtivas possam ser responsáveis, contribuintes e participantes da sociedade.

Alguns exemplos de barreiras são muito evidentes e incluem etapas que impedem qualquer pessoa em cadeira de rodas, andador ou mesmo que usam bengala, de ter acesso a um edifício ou um meio de transporte.

Mas outras são bem subjetivas, mas muito prejudiciais, como a discriminação no emprego. Quando alguns empregadores veem uma pessoa com deficiência, muitas vezes assumem que é improvável que ela seja um trabalhador produtivo, ou concluem precocemente que não valeria a pena fazer as adaptações necessárias para atender às necessidades desse possível funcionário. Já ouvimos isso em diversas empresas do Rio de Janeiro.

No entanto, existem muitas pessoas que, apesar de sua deficiência, seja ela uma cegueira, surdez ou alguma deficiência física grave, são trabalhadores muito produtivos. Da mesma forma, os funcionários com deficiência intelectual podem ser trabalhadores muito leais; no entanto, os empregadores normalmente não querem correr o risco e nem sequer querem conhecer a pessoa.

O que você empreendedor tem feito na sua empresa? Estamos falando há décadas sobre diversidade, mas infelizmente, ainda, diversas barreiras atitudinais não foram eliminadas e são difíceis de serem ultrapassadas. Lembremos que as pessoas com deficiência têm o DIREITO a ter uma vida plena como todo e qualquer cidadão brasileiro e o trabalho é um dos meios para essa plenitude.




Os comentários estão fechados.