Nós, do CVI-Rio gostaríamos de agradecer a todos que apoiaram nossa Instituição ao votar no edital público para escolha de emendas parlamentares do Deputado Marcelo Calero. De forma inovadora as propostas foram analisadas por membros do gabinete e da sociedade civil e depois votado em consulta pública. Entre os 210 projetos inscritos, 40 foram selecionados. Entre eles o do Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro.

O projeto é uma parceria do CVI-Rio com a Caliban, Produções Cinematográficas do premiado cineasta Sílvio Tendler, cadeirante há 8 anos, conhecido como “cineasta dos vencidos ou dos sonhos interrompidos” que em sua extensa filmografia produziu documentários inesquecíveis sobre JK, Jango, Marighella, Tancredo, Glauber, só para citar alguns. C

O projeto aprovado chama-se “Minha Vida de Cadeirante” e irá através de oficinas capacitar jovens de baixa renda com deficiência física do estado do Rio de Janeiro a produzir curta metragens documentais de alto impacto social e mostrar como ferramentas e tecnologias podem ser adaptados para a realidade das pessoas com deficiência de forma prática e acessível.

Uma das mais significativas inquietações da juventude é o ingresso no mercado de trabalho. Para os que têm necessidades específicas e contam com poucos recursos financeiros, o desafio é ainda maior. As barreiras se multiplicam em cada escadaria intransponível, nas calçadas esburacadas, nos becos das periferias, no transporte público precário, na falta de estrutura para buscar tratamentos adequados. Suas dificuldades diárias são incontáveis e permanecem invisíveis em um sistema que perpetua as injustiças sociais.

Assim, vamos contribuir para que os alunos rompam duas das principais barreiras que dificultam a entrada no mercado, que são a falta de experiência e de qualificação, ao mesmo tempo que damos visibilidade às suas demandas por acessibilidade no Estado do Rio de Janeiro.




Os comentários estão fechados.