Posts Instagram_CVIRio (25)O esporte tem potencial para ser um catalisador para a inclusão, mais do que isso, o esporte é melhor quando seu propósito e direção visam a inclusão. Isso significa que quando existe inclusão no esporte, estamos oferecendo a cada pessoa total respeito, dignidade, valor e pertencimento.

O esporte para a inclusão é importante porque promove os valores, ideais e visão para a aceitação, os direitos humanos e a não discriminação. Já ficamos muito felizes em ler que a diversidade, equidade e inclusão se tornaram os elementos principais que definiram o esporte na década de 2020, segundo o Power of Sport Lab. O texto sobre o qual lemos traz esperança para uma sociedade melhor e mais inclusiva.

No entanto, a inclusão só se torna real quando as pessoas com deficiência não estão apenas presentes, mas também envolvidas de maneiras significativas. Pessoas com deficiência precisam participar de todas as iniciativas de inclusão no esporte e por meio dele. Ao incluir pessoas com deficiência, o esporte também oferece oportunidades de inovação e reconhece a imensa diversidade dentro do próprio universo da deficiência.

Além disso, a inclusão de pessoas com deficiência pode ser abordada a partir de perspectivas de empoderamento, inovação e oportunidade, ao mesmo tempo em que desafia o paradigma da pena, do estigma e do medo. Quando o esporte inclui pessoas com deficiência, ele se torna transformador, não apenas para os participantes, mas também para famílias, treinadores, administradores, espectadores e patrocinadores de eventos ou programas.

Só lembrando que quando projetamos o esporte para a inclusão, começamos a reconhecer e perceber todo o potencial do esporte para todos. É importante observar que, quando projetamos ambientes para pessoas com deficiência, geralmente estamos projetando para todos. Em um mundo às vezes cercado de divisão e desordem, o que ainda estamos aprendendo é que mesmo na diferença somos todos um e a verdadeira mudança acontece a partir do zero.




Os comentários estão fechados.