Por José Carlos Morais

Quando me tornei cadeirante, em um remoto 1972, percebi que mesmo sendo médico, não entendia, plenamente, o meu novo corpo lesado. Tornei a obra de Ludwig Guttmann – Spinal Cord Diseases – o meu livro de cabeceira. Aos poucos passei a entender os cuidados que deveria ter, em especial, com a perda da sensibilidade. E assim a atenção com a pele, a bexiga e o intestino passaram a fazer parte da minha rotina. Entender a nova sexualidade num corpo metade insensível foi extremamente relevante para um jovem de 25 anos.

Cedo percebi que precisava compartilhar essas informações. Organizei então, ainda internado na ABBR (1973), um curso para os pacientes hospitalizados para que compreendessem o que se passava com eles. Não tenho dúvidas em afirmar que surgia ali o embrião do curso sobre lesão medular, que mais tarde iria fazer parte das atividades da Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Rio de Janeiro e do próprio CVI-Rio.

Se você entender porque o seu corpo mudou depois da lesão medular ficará muito mais fácil você se cuidar para evitar futuras complicações Essas recordações me assaltam a memória justamente porque vamos reativar a partir do segundo semestre o novo curso, agora intitulado “Entenda sua lesão medular”. A novidade é que será online, ao invés de presencial. Nessas aulas você vai ser esclarecido sobre a anatomia e a função da medula espinhal e como a doença ou trauma afetou essa normalidade. Você vai perceber como cada sequela passou a afetar a sua vida e aprender a lidar com elas. Dicas sobre esportes para cadeirantes, vida independente, tecnologia assistiva, entre outras complementarão informações fundamentais para você absorver que a vida do lesado medular poderá ser plena.

As aulas serão gravadas em nosso novo estúdio na sede do CVI-Rio na Gávea e disponibilizadas pelo nosso canal no YouTube. Além das aulas ministradas por mim e por Sheila Salgado, teremos convidados, depoimentos e vídeos que ilustrarão cada tópico abordado.




Os comentários estão fechados.