Por Kathleen Costa

Em uma organização que preza pela inclusão, todos os colaboradores, com deficiência ou não, possuem os mesmos direitos e deveres. Embora deva ter suas características pessoais reconhecidas, a pessoa com deficiência não deve ser supervalorizada em comparação com os demais, assim como também não deve ser alvo de comentários e atitudes agressivas. Ambas as posturas são inadequadas e podem ser vistas como preconceituosas, uma vez que não é a deficiência que fará com que um profissional tenha um desempenho melhor ou pior do que outro.

O RH e o gestor devem se certificar de que há compatibilidade entre as competências do profissional com deficiência e as competências exigidas para o exercício de sua função. Desta forma, os critérios utilizados para avaliar o desempenho e as expectativas deverão ser os mesmos em comparação com os demais colaboradores. Quando as atividades são bem claras e definidas, e há treinamentos adequados para desenvolver e aprimorar as habilidades necessárias, não há por que ter diferenciações.

Com isso, para uma boa gestão do quadro de funcionários é fundamental que o ambiente organizacional seja pautado por oportunidades e valorização da diversidade, contando com o envolvimento e conscientização de toda a equipe e liderança.

#Pratodosverem_ imagem quadrada com seis pessoas em uma reunião concentrados em uma mesa. Alguns estão em pé e outros sentados. Da direita para a esquerda: uma mulher negra de óculos, uma mulher branca com cabelos loiros, uma jovem em pé com cabelos pretos compridos, um homem negro sentado ao centro da mesa com terno azul, usando óculos; um senhor com cabelos brancos em pé olhando para o documento na mão do homem negro; por fim, uma mulher loira de cabelos encaracolados com blusa social em pé ao lado do homem de cabelos brancos. Todos estão concentrados no material que está nas mãos do homem negro. Do lado direito tem uma tarja branca no topo com o texto Fique por dentro e abaixo, tem uma tarja laranja com o título da nota: Como gerir uma equipe diversa? Fim da descrição.

 

 




Os comentários estão fechados.