Personagens no espectro autista aparecem regularmente agora em filmes e TVs, muitas vezes como alívio cômico, como na comédia famosa The Big Bang Theory and Community, ou protagonizando séries como o Atypical da Netflix, uma série americana que conta a história do jovem Sam e sua família. Nesta série que já está em sua quarta temporada, podemos observar a trajetória de Sam e sua busca por autonomia e independência para lidar com o namoro, o Ensino Médio e o ingresso na Faculdade.

Agora é a vez  do Amor no Espectro, também da Netflix. A série é um Reality Show australiano no formato de série documental que segue um grupo de adultos solteiros no espectro do autismo quando eles decidem explorar o mundo do namoro. São vários personagens e 11 encontros de todos os tipos: rápidos, às cegas, jantares românticos, passeios, em que todos falam abertamente de seus desejos e anseios.

Um ponto positivo da série é mostrar as diferentes características de cada um, e de uma forma bem leve, abordar sobre o comportamento autêntico e incomum de muitos autistas. Assistindo à série, você vai se encantar com alguns personagens. Por enquanto, selecionamos quatro deles para você ter uma ideia melhor do que estamos falando.

Ruth e Thomas

Ruth e Thomas já estavam noivos e se casaram durante a gravação da série. O casal tem uma tonelada de química em um relacionamento de apoio, amor e muito sexo que eles falam abertamente e é muito divertido assistir. Thomas, que é motorista de ônibus com uma simpatia singular, planeja um piquenique surpresa na beira de um lago para comemorar seu quarto aniversário de namoro. Com muito romantismo, os dois se elogiam constantemente com muitas palavras de carinho. É muito bonito de ver!

Michael

Michael é outro que muitos vão se apaixonar por conta de seu carisma e humor. Com muita sinceridade, ele expressa que acredita que o autismo é uma condição neurológica e que as pessoas no espectro aprendem as coisas de outra maneira. Ele é fantástico quando diz que seria o melhor marido do mundo, pois é fiel, autêntico, responsável e sensível. Seus encontros na série não tem o sucesso esperado, mas conhecer o Michael é uma grande alegria. Como sua própria mãe disse na série: “toda família deveria ter um Michael”.

Maddi

Sua primeira fala na série é que queria um homem alto, bonito e forte. Sua família cai na gargalhada com a colocação tão natural e direta. Maddi também é muito simpática e carinhosa. Nos últimos capítulos, a jovem que namora Mark no programa, diz que achava melhor namorar alguém que também estivesse no espectro, já que “traços de personalidade semelhantes são muito bons”, afirma.

Jimmy e Sharnae

Jimmy e Sharnae foram o segundo casal a aparecer na série, depois de Ruth e Thomas. Os dois namoravam há três anos antes das filmagens e acabaram ficando noivos na série. A equipe do Amor no Espectro acompanhou a viagem e o pedido de noivado. Tudo preparado pelo Jimmy, desde a compra das passagens, a reserva no hotel, a compra das alianças, e é claro, o jantar especial. É muito bom ver o companheirismo dos dois.

O que estão falando por aí…

O Amor no Espectro não é um programa perfeito, segundo um público neuro diverso que acredita que a série é excessivamente sentimental e os participantes são em sua maioria heterossexuais brancos, de classe média, além dos encontros que foram estritamente entre autistas e uma música “fofa” para uma série de namoro sobre adultos. Muitos comentários no site da série são rotineiramente revisados com termos infantilizados, como: puro, doce, honesto, comovente e outros.

Mas, pensem comigo que a série tem um potencial enorme em abrir mentes para promover empatia genuína por seus personagens e, talvez, até mesmo, despertar o interesse em mais histórias de pessoas com autismo. Além disso, a série não mostra somente amores românticos sexuais, mas também, amor-próprio, amor familiar, amor entre amigos e comunidades, homossexualidade e sexualidade entre pessoas com deficiência. Tudo isso torna o programa uma série singular!

Descrição da imagem:

#Pratodosverem_um rapaz de terno preto, cabelos curtos escuros e óculos à esquerda, uma jovem com cabelos curtos até o ombro pretos, sentada em uma poltrona com um vestido longo na cor pêssego, e ao lado, uma jovem alta, magra com um vestido dourado escuro brilhoso em pé à direita da foto. os três são personagens da série Amor no Espectro da Netflix. Do lado esquerdo tem uma tarja laranja transparente escrito: Vale a pena assistir à série Amor no Espectro!

 




Os comentários estão fechados.