Por Kathleen Costa

Estar preparado para os desafios com os quais nos deparamos no mercado de trabalho é uma preocupação de todo profissional. No entanto, com tantas transformações, as competências mais valorizadas, atualmente, também mudaram. As chamadas soft skills têm sido altamente procuradas pelas organizações, pois se referem às competências difíceis de se mesurar e dependem da interação e da relação com os outros.

O trabalho em equipe é um exemplo de soft skill que tem sido muito abordada, uma vez que se tem a finalidade de obter a participação das pessoas e encontrar respostas às mudanças com rapidez de modo que seja possível o atendimento às crescentes demandas dos clientes.

É importante lembrar, contudo, que tanto a cultura quanto o clima organizacional são partes integrantes do ambiente onde irão interagir os componentes do funcionamento, exercendo influência e sendo influenciados por ele. E é possível que dessa interação surjam comportamentos sinérgicos ou individualistas.

A sinergia propiciará o que se espera de uma equipe de sucesso: produtividade e satisfação de todos os membros. Com isso, compreender como os indivíduos se relacionam com o grupo e como cooperam para que este se torne uma equipe de desempenho elevado, vai auxiliar os profissionais a se tornarem mais eficazes, principalmente, quando se está em uma posição de liderança, a qual exige também a responsabilidade de formar, conduzir e desenvolver.




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