Chegamos ao fim de mais uma turma do HOPE de qualificação profissional. Ontem, dia 20 de dezembro, foi a despedida organizada pelos próprios alunos que vão deixar saudade para a equipe do CVI-Rio.

O Projeto de Qualificação Profissional contou com a participação de 24 selecionados, sendo que 13 deles ingressaram na empresa durante a capacitação. Desses, 8 eram mulheres e 16 homens com faixa etária de 22 a 55 anos.

Conversamos com o Carlos Eduardo Silva, amputado com 39 anos, e perguntamos o que ele vai levar consigo de aprendizado do curso. Ele foi categórico ao responder que uma palavra resume tudo: extensão. Ele acredita que a diversidade de deficiências que tinham na turma faz a diferença para o relacionamento entre eles.

“Eu falei para todo mundo isso: somos extensão um do outro. Eu posso ver por alguém e alguém pode me ajudar a andar. Lembra dos três mosqueteiros? Um por todos e todos por um! É isso que vou levar dessa turma”.

Em relação aos tipos de deficiências, tivemos 16 pessoas com deficiência física, cinco pessoas com deficiência visual e três com deficiência intelectual. Foi uma turma bem eclética em todos os sentidos, pois quanto ao nível de escolaridade, 12 tinham ensino médio completo; quatro tinham ensino superior incompleto; três tinham ensino superior completo; dois tinham o médio incompleto e três o ensino fundamental.

Desejamos a todos os 24 que eles consigam realizar os desejos mais profundos dos seus corações e que tudo o que aprenderam possa servir, não somente para conquistar um novo emprego, mas para sua vida em geral. Esse é o nosso trabalho. Esse é o trabalho do CVI-Rio.




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.