O teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal ou rastreio neonatal, tornou-se obrigatório por lei no Brasil em junho de 2001. O teste básico é grátis, feito pela rede pública de saúde, daí a sua abrangência, em todos os bebês recém-nascidos a partir do 3º dia de vida, ajudando a diagnosticar algumas doenças.

Sua importância vem, principalmente, do fato dessas doenças não apresentarem sintomas ao nascimento e, se não forem tratadas a tempo, podem levar à deficiência intelectual e causar sérios prejuízos para a qualidade de vida da criança. Temos como exemplo a fenilcetonúria, que quando o tratamento tem início até o final da segunda semana de vida é possível garantir o desenvolvimento neurológico normal, mesmo nos casos mais graves. O diagnóstico precoce de hemoglobinopatias e da fibrose cística também permite intervenções capazes de prevenir complicações e aumentar a expectativa de vida de crianças afetadas.

Com o avanço da medicina o teste do pezinho evoluiu e hoje temos três tipos de teste: o básico, o ampliado e o expandido.

 

Tipos de Teste do Pezinho:

Básico: é obrigatório, oferecido no SUS e pode detectar seis doenças, são elas:

  1. Fenilcetonúria é uma doença congênita em que o sistema digestivo do bebê não consegue digerir a fenilalanina, uma proteína presente em alimentos como ovos e carne. Esta quando não digerida se acumula, é tóxica para o sistema nervoso central e causa dano cerebral com atraso o desenvolvimento da criança.
  1. Hipotireoidismo congênito é uma doença onde a tireóide do bebê não produz quantidades necessárias de hormônio, interferindo no seu crescimento, podendo provocar retardo mental.
  1. Anemia falciforme é um problema genético que altera a forma das células vermelhas (em foice) o que reduz sua capacidade de transportar oxigênio. Essa anemia pode provocar atraso no desenvolvimento de alguns órgãos.
  1. Hiperplasia adrenal congênita é uma doença causada por alterações enzimáticas, que na dependência do tipo pode provocar uma diminuição ou aumento da produção hormonal pela adrenal. Esse desbalanceamento hormonal pode acarretar crescimento excessivo, puberdade precoce, entre outros problemas físicos.
  1. Fibrose cística (mucoviscidose) é uma doença genética, cujo defeito leva à produção de uma grande quantidade de muco, que se acumula nas vias aéreas pulmonares como também no pâncreas.
  1. Deficiência de biotinidase é um erro inato do metabolismo que consiste na deficiência desta enzima responsável pela absorção da biotina, uma vitamina responsável pela atividade de outras diversas enzimas. Em virtude disso, bebês com este problema podem apresentar convulsões, falta de coordenação motora e atraso no desenvolvimento.

Ampliado: É oferecido gratuitamente na maioria dos hospitais e maternidades particulares. Pode detectar até 10 doenças. Além das seis já detectadas pelo teste básico, também pode indicar deficiência de glicose 6-fosfato desidrogenase (G-6-PD), galactosemia, leucinose e toxoplasmose congênita.

Expandido: É o mais completo dos exames disponíveis no Brasil. Pode detectar até 48 doenças, mas é oferecido apenas em laboratórios, hospitais e maternidades particulares.

Por fim, é bom ressaltar que não há contra-indicação para a realização do teste do Pezinho. A amostra de sangue é retirada do calcanhar (daí o nome do teste) uma região rica em vasos sanguíneos e menos dolorosa para os bebês.

 




Os comentários estão fechados.