Por José Carlos Morais

O Suporte entre Pares, base do movimento de Vida Independente, surgiu no início dos anos 70 com o nascimento do primeiro Centro em Berkeley. Nessa mesma década, frequentando a ABBR, um grupo de amigos unidos pelo fato de termos lesão medular, fazíamos empiricamente o nosso suporte. Naquela época muitos usavam como coletor de urina uma camisinha preso a um tubo e a troca de experiências de como prendê-la de maneira mais adequada, fez surgir uma alternativa em velcro, que não machucava o pinto. Nossas amigas tetraplégicas começaram a dirigir estimuladas por quem já tinha carro adaptado. E assim, os mais experientes, orientavam os novatos que traziam uma penca de perguntas sem respostas. Anos se passaram até que com a fundação do CVI-Rio esse setor foi oficialmente criado.

No início se chamou de Aconselhamento de Pares, coordenado pela luminosa mente de Beth Caetano e cuja perda deixou uma lacuna. Pois, como um tributo a sua memória, decidimos retomar esse projeto. E fomos buscar justamente os aconselhados de ontem para serem os conselheiros de agora. O nome mudou para melhor, agora batizado de Suporte entre Pares, resolvemos chamar de orientadores e orientados, as duas pontas do processo.

Outro dia recebi uma mensagem pelo meu celular de Madame X: “Sou cadeirante há 10 anos e muito independente, mas tenho dificuldade de montar e tirar a cadeira do carro. Acho que se aprender a fazer isso, vou ficar com mais independência” . Este é um bom exemplo como o programa Suporte entre Pares pode ser muito útil.

Se você tem uma lesão medular e dúvidas de como lidar com as alterações decorrentes do seu corpo lesado é hora de entrar em contato com o CVI-Rio, o programa Suporte entre Pares poderá ajudar você

Portanto, a idéia básica é divulgar o projeto e esse texto tem exatamente este propósito. Garimpar lesados medulares brasileiros, onde quer que estejam que tenham dúvidas de como lidar com o corpo lesado, do equipamento que utilizam, de atividades de vida diária, a procurar um orientador que mais se adéque ao seu perfil.

Do ponto de vista prático, o passo a passo é o seguinte. O orientado vai preencher uma ficha que estará disponível no site. Depois vai clicar em uma página onde terá acesso a lista dos orientadores e seu perfil. Vai escolher um orientador e entrar em contato, através do meio que ambos considerem mais adequado. Encontros presenciais, se possível, serão estimulados. A coordenação do suporte fará uma avaliação periódica do Suporte.

Nada impede que esse suporte seja internacional, com acesso a indivíduos do mundo inteiro que tenham a língua pátria o português e até em outro idioma se o orientador se sentir a vontade para tal.

Essa é uma proposta abrangente e completamente interligada com o curso online “Entenda a Lesão Medular”. Nossa expectativa é que os alunos de nosso curso sejam potenciais orientados do Suporte entre Pares.

 




Os comentários estão fechados.