A Síndrome de DiGeorge. Entenda mais sobre as causas e possibilidades.Hoje é um dia muito importante para as pessoas que tem a Síndrome Digeorge, uma doença de imunodeficiência primária causada pela migração e desenvolvimento anormais de certas células e tecidos durante o desenvolvimento fetal. Como parte da deficiência no desenvolvimento, o timo pode ser afetado e a produção de linfócitos T pode ser prejudicada, resultando em números baixos de linfócitos T e infecções frequentes.

Definição de Síndrome de DiGeorge

A síndrome de DiGeorge é uma imunodeficiência primária, frequentemente, mas nem sempre, caracterizada por deficiência celular (células T), fácies característica, doença cardíaca congênita e hipocalcemia. É causada pela formação anormal de certos tecidos durante o desenvolvimento fetal. Nesse período, vários tecidos e órgãos frequentemente surgem de um único grupo de células embrionárias. Embora os tecidos e órgãos que finalmente se desenvolvem a partir desse grupo de células embrionárias possam parecer não relacionados na criança totalmente formada, eles têm uma origem semelhante.

Aproximadamente, 90% dos pacientes com DiGeorge têm uma pequena deleção no cromossomo número 22 na posição 22q11.2. Portanto, outro nome para essa síndrome é a síndrome da deleção 22q11.2. Outros nomes incluem síndrome velocardiofacial e síndrome da face de anomalia conotruncal.

Embora, as características genéticas sejam as mesmas na maioria dos pacientes com a síndrome, eles não se apresentam da mesma forma. Por exemplo, alguns pacientes têm anomalias cardíacas graves; alguns não têm nenhum. Alguns têm grandes dificuldades de aprendizagem; outros não têm. Isso é chamado de variabilidade fenotípica. Existe uma grande variabilidade fenotípica em pacientes com DiGeorge.

Pacientes com a síndrome podem ter qualquer um ou todos os seguintes:

Aparência facial incomum – As características podem incluir um queixo pouco desenvolvido, olhos com pálpebras pesadas, orelhas viradas para trás e pequenas partes superiores dos lóbulos das orelhas. Essas características faciais variam muito de pessoa para pessoa e podem não ser proeminentes em muitos pacientes.

Problemas cardíacos – incluem uma variedade de defeitos cardíacos. Os defeitos geralmente envolvem a aorta e a parte do coração a partir da qual a aorta se desenvolve. Em alguns pacientes, os defeitos cardíacos podem ser muito leves ou ausentes.

Anormalidades da glândula do timo – o timo é crucial para o desenvolvimento do sistema imunológico celular (células T). Normalmente, está localizado na parte superior da frente do peito, atrás do esterno. O timo começa seu desenvolvimento alto no pescoço durante os primeiros três meses de desenvolvimento fetal. À medida que o timo amadurece e fica maior, ele desce para o tórax até sua localização final sob o esterno e na frente do coração.

Autoimunidade – as pessoas que tem DiGeorge desenvolvem doença autoimune em uma taxa maior do que na população em geral. A doença auto-imune ocorre quando o sistema imunológico ataca inadequadamente seu próprio corpo. Não se sabe por que isso acontece em pessoas com problemas de linfócitos T. As doenças autoimunes mais comuns são púrpura trombocitopênica idiopática (anticorpos contra plaquetas), anemia hemolítica autoimune (anticorpos contra glóbulos vermelhos), artrite autoimune e doença autoimune da glândula tireóide.

Anomalias da glândula paratireoide – essas glândulas podem estar subdesenvolvidas em pacientes, causando hipoparatireoidismo. As paratireoides são pequenas glândulas encontradas na parte frontal do pescoço, perto da glândula tireoide, daí o nome “paratireoide”. Eles funcionam para controlar o metabolismo normal e os níveis sanguíneos de cálcio. Pessoas com DGS podem ter problemas para manter os níveis normais de cálcio, e isso pode causar ataques (convulsões). Em alguns casos, a anormalidade da paratireoide não está presente, é relativamente leve ou é apenas um problema durante períodos de estresse, como doença grave ou cirurgia. O defeito da paratireoide geralmente se torna menos grave com o tempo.

Características clínicas diversas – Os pacientes podem ter uma variedade de outras anormalidades de desenvolvimento, incluindo fenda palatina, função inadequada do palato, atraso na aquisição da fala e dificuldade de alimentação e deglutição. Além disso, alguns pacientes apresentam dificuldades de aprendizagem, problemas comportamentais, transtornos psiquiátricos e hiperatividade. Por exemplo, a esquizofrenia ocorre em uma taxa mais elevada nas pessoas que tem a síndrome comparada com a taxa na população em geral.

Diagnóstico da Síndrome de DiGeorge

O diagnóstico é feito com base nos sinais e sintomas que estão presentes no nascimento, ou se desenvolvem logo após o nascimento, juntamente com testes genéticos confirmatórios. Alguns bebês podem ter traços faciais característicos. Os bebês afetados também podem apresentar sinais de níveis baixos de cálcio no sangue como resultado do hipoparatireoidismo. Isso pode aparecer como um nível baixo de cálcio no sangue em um exame de sangue de rotina, ou o bebê pode estar “nervoso” ou ter convulsões como resultado do baixo cálcio.

Os bebês afetados também podem apresentar sinais e sintomas de um defeito cardíaco. Isso pode incluir sopro cardíaco detectado em um exame físico de rotina. Eles podem mostrar sinais de insuficiência cardíaca ou podem ter baixo teor de oxigênio no sangue arterial e aparecer “azuis” ou cianóticos. Os bebês afetados também podem desenvolver infecção devido aos seus baixos níveis de linfócitos T.

Em algumas crianças, todas as características clássicas estão presentes e o diagnóstico é feito muito cedo. Em outras pessoas, todos os diferentes órgãos e tecidos podem não ser afetados, e os órgãos e tecidos envolvidos podem ser prejudicados em diferentes graus, de modo que a apresentação é mais sutil e o diagnóstico só é feito mais tarde na vida, quando um atraso na fala, problemas de alimentação ou doença auto-imune são anotados.

No passado, o diagnóstico era geralmente feito quando todos os achados característicos descritos acima estavam presentes, sem a obtenção de um teste genético confirmatório. Infelizmente, isso fez com que muitos casos leves fossem perdidos. Nos últimos anos, o teste genético tem sido mais amplamente utilizado.

Aproximadamente, 90% das pessoas diagnosticadas com DiGeorge apresentam uma pequena deleção de uma porção específica do cromossomo 22 na posição 22q11.2, chamada de microdeleção. Isso geralmente é identificado por um exame de sangue denominado análise FISH (em tradução livre, para hibridização fluorescente in situ). O teste FISH tornou o diagnóstico mais preciso e comum.

Normalmente, 90% das deleções 22q11.2 ocorrem espontaneamente e não foram transmitidas pela mãe ou pelo pai da criança. Mas uma vez que o diagnóstico tenha sido feito, o aconselhamento genético é extremamente importante e o teste deve ser oferecido aos pais e outros membros da família.

Di George é a síndrome de microdeleção mais comum. A taxa de ocorrência é estimada em aproximadamente 1 em 4.000 pessoas. Para pacientes que não têm a microdeleção 22q11, um diagnóstico ainda pode ser feito com base na combinação característica de características clínicas e excluindo o diagnóstico de outras síndromes.

A necessidade de terapia para o defeito do linfócito T varia. A maioria das pessoas tem função normal dos linfócitos T e não requer terapia para imunodeficiência. Outras crianças apresentam inicialmente defeitos leves na função dos linfócitos T, que melhoram à medida que envelhecem. Nesses casos, a pequena quantidade de tecido timo presente fornece função adequada dos linfócitos T.

Manejo da Síndrome de DiGeorge

Os cuidados imunológicos para as pessoas com a síndrome incluem o monitoramento do sistema imunológico geral, incluindo o número e a função dos linfócitos T. Inicialmente, eles são considerados imunocompetentes, mas depois desenvolvem infecções frequentes, graves ou incomuns, e então, devem ter seu sistema imunológico reavaliado.

Entre 1 a 2% dos pacientes com DGS carecem completamente de células T. Esta é uma condição séria, potencialmente fatal, semelhante à Imunodeficiência Combinada Grave. Às vezes, é chamada de síndrome de DiGeorge “completa” e geralmente está associada a níveis graves de cálcio no sangue, causando convulsões. Nessa situação, as células T devem ser reconstituídas para que o bebê sobreviva. Isso pode ser alcançado com um transplante de timo (disponível apenas para fins de pesquisa) ou por transplante de células-tronco.

Em alguns, o defeito do linfócito T é significativo o suficiente para fazer com que os linfócitos B deixem de produzir anticorpos suficientes. Isso ocorre porque os anticorpos são produzidos por linfócitos B sob a direção de um subconjunto específico de linfócitos T. Quando as células B são afetadas, o resultado é simplesmente um atraso na produção de anticorpos. A terapia de reposição de imunoglobulina às vezes é necessária.

Expectativas para pacientes com síndrome de DiGeorge

A perspectiva para pessoas com DiGeorge depende da função de cada sistema orgânico afetado. A gravidade da doença cardíaca é geralmente o fator determinante mais importante. Com as melhorias feitas na cirurgia cardíaca e no manejo da imunodeficiência, a taxa de mortalidade infantil é estimada como relativamente baixa, em aproximadamente 4%. O diagnóstico precoce é importante e o manejo ideal de pacientes coma síndrome requer uma abordagem multidisciplinar, incluindo um imunologista como parte da equipe de especialistas.

Fonte: Manual do Paciente e da Família da IDF para Doenças de Imunodeficiência Primária, QUINTA EDIÇÃO.

#Pratodosverem_ quadrado com bordas retangulares nas cores laranja e roxa. Foto ao fundo de um menino pequeno com olhos vivos e pretos, cabelos encaracolados pretos, blusa com gola azul-clara, olhando para frente. Ao lado tem o texto Dia da Síndrome de DiGeorge – 22 de novembro. Fim da descrição.




Os comentários estão fechados.