Conheça as tecnologias para um mundo melhor. Esse foi o slogan usado no 1º Seminário de Acessibilização e Tecnologias Assistivas Emergentes realizado no dia 05 de setembro no Museu do Amanhã.

O evento reuniu cerca de 400 pessoas da sociedade civil organizada, gestores públicos e privados da área de Tecnologia da Informação e Comunicação. O objetivo foi debater a importância dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 para transformar o Rio em uma cidade acessível e acolhedora para as pessoas com deficiência. Para isso, foram organizadas duas mesas de trocas de informações denominadas painéis.

O primeiro painel teve como tema a “Acessibilização: Consciência e Inclusão“, enquanto no segundo foram debatidas as “Tecnologias Assistivas Emergentes”. Nossa Diretora Executiva, Vanessa Goulart, participou do primeiro painel e abordou o quanto é imprescindível para todos o investimento em acessibilidade, e não somente para as pessoas com deficiência.

Baseado no Conceito de Desenho Universal, ela falou que devemos mudar o nosso olhar para sermos mais igualitários e abraçarmos todas as diferenças. “Não devemos pensar apenas no cadeirante, a acessibilidade é para a mãe com carrinho de bebê, é para o idoso, é para as pessoas que tem dificuldades de locomoção. Só mudaremos alguma coisa quando pensarmos em todos”, afirma.

O seminário foi uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT) em parceria com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RJ), da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e da Associação Comercial do Rio de Janeiro (Acerio).




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.