Operação testou os processos de embarque e desembarque, com uso de ponte e em posição remota, e contou com a participação de 32 voluntários

Santos Dumont realiza simulado de acessibilidade para Olimpíadas
Pessoas com deficiência testaram o check-in do aeroporto. Infraero/Divulgação

O Aeroporto do Santos Dumont promoveu no sábado dia (11) o testes de acessibilidade para passageiros com deficiência. O evento visa a preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

O simulado durou 4 horas e contou com a participação de 32 voluntários, entre cadeirantes da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (Andef), pessoas com deficiência visual da Confederação Brasileira de Desportos Visuais (CBDV) e pessoas com deficiência auditiva do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A operação foi toda acompanhada pelo subcomitê de acessibilidade do Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE), coordenado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) e formado por técnicos da própria SAC, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Casa Civil e Secretaria de Direitos Humanos (SDH).

O coordenador do CTOE, Marlon Lustosa, participou do simulado e aprovou a operação que testou os processos de embarque e desembarque, com uso de ponte e em posição remota. “O Santos Dumont está pronto para os eventos-teste. Mais uma vez, o simulado foi bastante válido para testarmos as questões de acessibilidade do aeroporto, embarque e desembarque, rampas de acesso, check-in acessível, entre outros fatores. Tudo correu muito bem. É uma constante evolução. Nossa expectativa é melhorar cada vez mais e chegarmos perfeitos nas Olimpíadas” comemorou Marlon Lustosa.

De acordo com o presidente da CBDV, Sandro Laina Soares, a busca contínua por melhorias as pessoas com deficiência é o principal ganho nesses simulados. “Para nós, deficientes visuais, saiu tudo muito bem, sem nenhum ponto a ser frisado. De um modo geral, o Santos Dumont sempre foi um aeroporto bastante amigável para a pessoa com deficiência visual. Por ser um aeroporto menor, o seu deslocamento conta com várias linhas táteis, o que nos traz certo conforto. Independente disso tudo, o fato de continuarem preocupados em melhorar a operação e suas instalações é o que me deixa mais satisfeito”, elogia Sandro.

No simulado do Santos Dumont, assim como ocorrido no Galeão, as atenções eram voltadas para os procedimentos de embarque e desembarque, separados em quatro etapas. Primeiro, na chegada, o desembarque dos ônibus, com avaliação das rampas de acesso ao aeroporto e as sinalizações. O segundo passo era no check-in, onde todo o processo de inspeção precisa

Santos Dumont realiza simulado de acessibilidade para Olimpíadas
Cadeirantes testaram embarque e desembarque. Infraero/Divulgação

ser feito em tempo hábil, com cordialidade e conforto, sem comprometer a segurança. Já a terceira etapa avalia o trajeto da inspeção até o interior da aeronave. Por fim, na última etapa, o procedimento de desembarque e retirada bagagem, até o retorno aos ônibus.

REFERÊNCIA

O aeroporto Santo Dumont já foi premiado pelo Governo do Rio de Janeiro por suas instalações acessíveis. A Secretaria Municipal de Pessoas com Deficiência do estado criou um sistema de avaliação dos pontos turístico da cidade, classificando-os em quatro categorias, de acordo com suas notas: bronze, prata, ouro e diamante. Dentre os 250 pontos turísticos avaliados neste ano, o Santos Dumont foi o único contemplado com o selo Diamante.

Segundo o nadador da Andef, Cristiano Andrade Oliveira, é de grande valia a forma com que todos estão se colocando nesse projeto. “A gente percebe a atenção na forma como se tem tratado as pessoas com deficiência. Estão começando muito bem os trabalhos para as Olimpíadas. Eu me sinto bastante satisfeito em fazer parte de tudo isso”, analisou. Cristiano ainda classificou como um diferencial do aeroporto os banheiros adaptados. “Eu nunca tinha visto trocador adulto e isso me chamou muito a atenção, pois ajuda muito em determinadas situações”, completou.

Os simulados de acessibilidade fazem parte das ações do subcomitê de acessibilidade do CTOE e visam testar as operações e a infraestrutura aeroportuária para o devido atendimento as pessoas com deficiência. O próximo simulado acontecerá no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), no dia 04 de agosto.

Fonte: Secretaria de Aviação Civil.




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.