Mensagens operacionais veiculadas nos monitores, como troca de portão e situação dos voos, são traduzidas automaticamente para Libras

Aeroporto do Rio de Janeiro - Santos Dumont Foto: Infraero
Aeroporto do Rio de Janeiro – Santos Dumont Foto: Infraero

As informações sobre voos exibidas em monitores do Aeroporto Santos Dumont (RJ) localizados próximos aos portões de embarque e esteiras de restituição de bagagens foram adaptadas para a linguagem de Libras. Esses monitores estão em funcionamento desde a última segunda-feira (23). Para oferecer essa solução, foi incorporado mais um módulo de operação ao Sistema Informativo de Voos (SIV), especificamente habilitado para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Mensagens operacionais veiculadas nos monitores – como troca de portão e situação dos voos (última chamada, embarque imediato) – serão traduzidas automaticamente para Libras, o que propicia acessibilidade aos passageiros com deficiência auditiva, além de atender aos requisitos legais. Por estar em fase de implantação, estão previstas futuras melhorias que serão implantadas no decorrer do próximo ano.

O Santos Dumont é o primeiro aeroporto a receber a novidade, que na próxima semana chegará ao Aeroporto de Congonhas (SP). “Ações como a implantação do Sistema Libras demonstram que a Infraero está atenta para esse público específico e busca constantemente novas tecnologias que promovam a inclusão e melhorem a experiência dos passageiros que circulam em nossos aeroportos”, afirmou o superintendente de Gestão Operacional da Infraero,  Antonio Erivaldo Sales.

Em 2014, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) concedeu ao Santos Dumont a classificação “Diamante” no Projeto “Rio Acessível”.

Fonte: Portal Brasil.




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.