A Palestra Habilidades Sociais e Empregabilidade de Pessoas com Deficiência Intelectual com Bárbara Calmeto e Marcela Freire foi incrível ontem. As duas são terapeutas do Instituto Autonomia na Barra e trabalham com jovens adultos com deficiência intelectual. Com poucos slides em um ppt, as terapeutas mostraram como os filhos crescem, as possíveis habilidades sociais na vida adulta, os cursos profissionalizantes adaptados e a inclusão no Mercado de Trabalho.

Bárbara abriu a palestra falando do Instituto e do seu trabalho na APAE em Salvador. Também, falou da sua experiência de 12 anos cuidando desses jovens. Marcela focou mais na inclusão no mercado de trabalho e no Curso de Administração criado no Instituto. Muitos participantes fizeram várias perguntas  e a troca entre palestrantes e participantes foi maravilhosa.

Bárbara é psicóloga e neuropsicóloga especialista em Educação Especial. Além disso, ela é terapeuta cognitivo-comportamental especialista em Análise do Comportamento Aplicado.

Já Marcela Freire também é psicóloga e terapeuta cognitivo-comportamental, mas é especialista em TEA e está cursando Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao autismo e atrasos do desenvolvimento intelectual e de linguagem na UFSCar.

Essa palestra foi uma iniciativa do Grupo Roda de Conversa do CVI-Rio que tem como objetivo principal trazer histórias de familiares de pessoas com deficiência e profissionais das mais diferentes áreas para dar dicas sobre legislação, moradia assistida, acessibilidade, esporte e outros temas que temos discutido em 10 encontros ao longo do ano de 2019.

Coordenação Leila Scaf e Maria Paula Teperino

 




Os comentários estão fechados.