O CVI-Rio vai reimplantar no próximo mês de maio, o Suporte entre Pares. O que significa isto? Em muitas situações crônicas, entre elas as pessoas com deficiência (PcD), a orientação de uma pessoa em situação semelhante e mais experiente pode facilitar em muito a vida de um PcD. Como escolher uma cadeira de rodas adequada em relação a custo/beneficio; como lidar com a perda da sensibilidade; como enfrentar a questão da sexualidade, entre outras. O PcD será apoiado por um par, daí o nome.

Como isto vai funcionar? Teremos um time de orientadores coordenados por Adriana Oliveira, paraplégica há 40 anos, com lesão medular por trauma nas últimas vértebras torácicas. Ela fará uma avaliação junto com a equipe que vai um sugerir um orientador
para resolver as dúvidas e conduzir da melhor forma possível essa relação. Entretanto, ao orientado caberá a escolha final ao ser apresentado, pelo site, uma lista de potenciais orientadores com seus perfis. Os casos mais delicados poderão ser levados
à equipe para uma solução em conjunto. Se este for o caso, o sigilo do orientado será mantido, se for o seu desejo.

A diferença crucial desta reorganização é o fato de ser à distância. O contato poderá ser por Skype, Whatsapp, e-mail, Messenger, telefone ou outra mídia. A escolha irá depender do que for mais prático para ambos. Esse relacionamento à distância permitirá uma abrangência nacional e mesmo internacional. Serão infinitas as possibilidades além da simplificação desses contatos. Se o orientador e orientado morarem perto, nada impede que encontros presenciais sejam marcados. O CVI-Rio estará pronto para ajudar a viabilizar essa reunião.

O Suporte entre Pares é um trabalho voluntário e um dos principais papéis dos centros que lidam com vida independente. Resgatar essas conversas é um dos objetivos centrais de nossa gestão. Numa primeira etapa o Suporte entre Pares será só entre pessoas com deficiência física. Depois que o Projeto estiver funcionando ampliaremos para outras deficiências.

Em breve, aguarde novas notícias




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.