Por Keila Motta

A Comunicação Alternativa (CA) faz parte do nosso dia a dia há tempos. Acenar adeus, colocar um ‘polegar para cima’ ao invés de falar tudo bem, apontar para uma foto indicando pessoa ou coisa, gesticular em um país estrangeiro, são alguns exemplos  que já fazem parte da comunicação de todos. 

No entanto, só atualmente é que a CA começou ser usada com mais intensidade para contornar problemas com a fala comum. Desta forma, o termo Comunicação Alternativa (CA) tem sido usado para descrever os vários métodos de comunicação, e isso inclui desde sistemas simples, como imagens, gestos e apontamentos, até técnicas mais complexas envolvendo tecnologia poderosa para computadores, smartphones e tablets.

Vejamos a seguir os três principais diferentes tipos de CA:

  • Comunicação sem tecnologia: não envolve nenhum equipamento adicional – por isso, às vezes, é chamada de “comunicação sem ajuda”. Exemplos são: linguagem corporal, gestos, apontar, apontar os olhos, expressões faciais, vocalizações, assinatura.
  • Sistemas de comunicação de baixa tecnologia que não precisam de bateria para funcionar e incluem caneta e papel para escrever mensagens ou desenhar. Com isso, temos: placas de alfabeto e palavras, cartas de comunicação ou livros com fotos, fotos e símbolos, objetos particulares usados para representar o que a pessoa precisa entender ou dizer. Esse sistema de comunicação às vezes é chamado de ‘comunicação auxiliada’ porque é necessário equipamento adicional.
  • Sistemas de comunicação de alta tecnologia que precisam de energia de uma bateria ou rede elétrica. A maioria fala ou produz texto. Eles variam de simples botões ou páginas que falam quando tocados, até sistemas muito sofisticados. Alguns sistemas de comunicação de alta tecnologia são baseados em equipamentos familiares, como: dispositivos móveis, tablets e laptops. Outros usam equipamentos especialmente projetados para suportar a comunicação. 

Dentre esses diferentes tipos de CA é comum surgirem perguntas como:

1. Quais habilidades de leitura e ortografia são necessárias para os diferentes tipos de CA?

Algumas pessoas usam a ortografia para criar mensagens, mas boas habilidades de leitura e ortografia não são essenciais para a CA porque existem sistemas poderosos baseados no uso de símbolos, imagens, fotos ou objetos.

2. Qual é o melhor tipo de sistema de CA para usar?

Não existe um tipo de sistema CA “melhor”. Cada sistema tem suas próprias vantagens e desvantagens. O mais adequado para um indivíduo dependerá de suas habilidades, necessidades e preferências pessoais. Muitas pessoas têm mais de um método de CA e escolhem quais usar dependendo do ouvinte e da situação específica.

3. E as pessoas que não podem pressionar as teclas?

Existem muitas soluções para pessoas que teriam dificuldade em operar fisicamente um equipamento. As opções de acessibilidade incluem um protetor de teclado, um ponteiro, um interruptor para controlar um sistema de varredura ou até mesmo um controlador de olhar. 

4.Como as pessoas obtêm o sistema CA de que precisam?

Existem muitas opções, por isso é uma boa ideia obter aconselhamento especializado para identificar o sistema ou sistemas CA mais adequados. O ponto de partida é geralmente entrar em contato com o serviço local de terapia de fala e linguagem. Eles podem ser capazes de ajudar, ou podem se referir a um serviço especializado de CA.

Por fim, diante de todos esses questionamentos e das soluções apontadas, fica claro que a CA é solução possível e alcançável para pessoas com dificuldades com a fala comum. Identificar, utilizar e aprimorar esses sistemas podem ajudar muito na interação social de pessoas que há muito tempo estão às margens de uma vida social digna.  




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