Introdução

Há 30 anos o Centro de Vida Independente, mais conhecido como CVI-Rio, nascia no Rio de Janeiro com o compromisso de empoderar as pessoas com deficiência, ao acreditar em seu potencial e na capacidade de tomar resoluções em relação as suas vidas, independente do tipo de lesão e do grau de deficiência. O grande objetivo era a mudança de paradigma, afastar o modelo vigente, assistencialista e paternalista. Tínhamos que mostrar à sociedade que éramos pessoas capazes e que merecíamos não só o reconhecimento, mas, sobretudo a nossa inclusão social. Transformar o olhar da sociedade para a pessoa com deficiência e exigir a sua representação no âmbito de uma sociedade, na época pouca inclusiva. Acreditávamos nas políticas afirmativas que tornasse a nossa sociedade mais fraterna, solidária e igualitária.

Estamos, contudo, vivemos uma nova época. A era digital transformou as relações humanas. Se negarmos, por mais que sejamos resistentes, a essa atual realidade, dificilmente vamos alcançar os nossos objetivos.

Nessa direção criamos o Programa de Relacionamento à distância que inclui uma série de projetos, entre eles a criação de Cursos Online é outro projeto que será fruto desta implantação.

Objetivo

Esclarecer os principais aspectos que envolvem as diversas deficiências com temas abrangentes, entre eles: acessibilidade, diversidade e inclusão.

 

Metodologia

Produzir cursos on-line com temas abrangentes para a comunidade de pessoas com deficiência. As aulas terão no máximo 30 minutos de duração e serão disponibilizadas com amplo acesso. Na dependência do assunto a acessibilidade será plena, com legenda e linguagem de Libras.

O primeiro curso, para aproveitar a nossa experiência, visará os lesados medulares e a população que vive em torno dessas pessoas. Durante esses 30 anos ministramos esse curso presencial para pequenos grupos.

Esses indivíduos, posteriormente, eram encaminhados para o Suporte entre Pares, que significa ter como orientador um lesado medular com lesão semelhante, plenamente reabilitado. O fato de nossa proposta ser on-line, a abrangência do curso é infinita, o que proporcionará atingirmos lesados medulares de todo o País. Da mesma maneira, teremos à distância, por todas as mídias disponíveis, o Suporte entre Pares, com uma equipe que possa responder às demandas dos alunos.

Voluntários

Serão abertas vagas para voluntários que possam nos auxiliar nas filmagens, na edição de vídeos, na colocação de legendas com o intuito de diminuir nossas despesas.

 




Os comentários estão fechados.