Abertura Mobility & Show Rio

No último fim de semana, o Rio de Janeiro recebeu a primeira edição da Mobility & Show Rio, uma feira de automóveis para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O evento trouxe mais de 4,5 mil visitantes a Marina da Glória e reuniu montadoras e adaptadores de veículos, autoescolas, despachantes, clínicas médicas e alguns fabricantes de produtos e equipamentos de tecnologia assistiva em geral.

A vereadora Luciana Novaes, que ficou tetraplégica após ser baleada em uma universidade do Rio de Janeiro, foi a madrinha do evento e a responsável por abrir o laço da cerimônia oficial de abertura. Ela esteve ao lado da embaixadora escolhida para essa primeira edição carioca, a paratleta e ex-participante do Big Brother Brasil, Marinalva de Almeida.

A Mobility & Show Rio também reuniu grandes nomes da área da deficiência para debater temas polêmicos e questões da atualidade em mesas de debates e palestras.

As mesas e os debates

O evento organizou mesas de debates com temas super atuais, entre eles:  a Importância da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) da Cidade do Rio de Janeiro; Deficiência e Mí­dia; como tratar essa inclusão?; Isenções para a pessoa com deficiência na compra do carro 0km – Quem tem direito? e a Pessoa com Deficiência e o Esporte – O que os jogos paralímpicos despertaram em nossos paratletas e o que vem por aí­? entre outros.

O CVI-Rio foi representado por nossa Vice-Presidente, Lilia Martins, na mesa sobre a Importância da CPA para o RJ e por nosso parceiro querido, José Carlos, na mesa sobre a Isenção de IPI na compra de carro.

CPA na MobilityLilia explica que ter uma mesa na Mobility falando sobre a CPA foi muito adequado porque antecedeu alguns dias a Cerimônia de Posse da Comissão, dando a oportunidade para uma divulgação. O enfoque do seu discurso foi voltado para a história das ações do movimento da pessoa com deficiência que desencadeia em iniciativas de políticas públicas voltadas para um modelo social mais amplo: o de Direitos Humanos.

“Antes, o próprio Movimento das Pessoas com Deficiência restringia-se em grupos diferentes de deficiência. Dentro do próprio Movimento começamos a ampliar e acolher todas as deficiências, e com isso, a defender uma visão mais ampla de Direitos Humanos e, não mais, os Direitos das Pessoas com Deficiência”, ela detalha melhor.

Todas as iniciativas feitas pelo Movimento acabam interferindo nos investimentos em acessibilidade que temos hoje na cidade do Rio. A Comissão nasce exatamente com o objetivo de melhorar cada vez mais as iniciativas feitas pelo Municí­pio com propostas, análises das normas, elaboração de ações, medidas de controle e de monitoramento para garantir acessibilidade para pessoas com deficiência nos diversos espaços da cidade.

Já nosso amigo José Carlos participou de uma mesa bastante polêmica sobre a isenção de IPI para a compra de carros. Como médico, atleta e paraplégico, ele pode esclarecer dúvidas referentes as isenções, o papel do médico nesse processo e os vários profissionais envolvidos para a liberação de laudos. Seu discurso foi focado no cuidado que temos que ter com a interpretação da Lei e as avaliações médicas para definir quem tem ou não direito ao benefício.

Preparamos duas matérias especiais com os textos sobre todo o discurso da Lilia e do José Carlos que serão publicados em uma nova edição. Nos aguarde!




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.