O desenvolvimento de competências de pessoas com deficiência tem o objetivo de promover a capacitação profissional, técnica e comportamental, de forma que as mesmas possam desenvolver a aprendizagem de conteúdos que atendam às necessidades do mercado de trabalho.

Essa estratégia envolve a implementação de cursos em que o indivíduo adquire conhecimentos específicos, acumula vivências no âmbito social e técnico, que possibilitam maior chance de sucesso na execução de determinadas atividades, de crescimento pessoal e de conhecimento da dinâmica organizacional. Desta forma, além de ter um importante papel para a transformação da sociedade, a empresa que investe em seus colaboradores também é muito beneficiada com os resultados provenientes da qualificação obtida.

Com o desenvolvimento de competências comportamentais, pode-se realizar uma revisão das identidades e paradigmas das PcDs, permitindo que elas reconheçam em si seus potenciais para assumirem o compromisso com o aprimoramento contínuo, premissa fundamental da inclusão em ambiente de trabalho. A partir disso, propicia-se o aumento da autoconsciência, reflexão sobre suas habilidades e aprimoramento de suas capacidades e recursos que lhe ajudarão a conquistar a autonomia e o protagonismo em suas ações.

Já por meio das capacitações técnicas são desenvolvidas e estimuladas as competências para a realização das atividades de trabalho específicas, possibilitando o conhecimento sobre conceitos fundamentais para uma prática laborativa eficiente.

Lembrando que é essencial que os treinamentos ofereçam condições que garantam a participação plena de todos, sem discriminação e com a oferta de recursos apropriados às necessidades de cada pessoa, assegurando acessibilidade referente aos diferentes tipos de deficiência.




Os comentários estão fechados.