Por Keila Motta

A Tecnologia Assistiva está relacionada à entrega de produtos, serviços e equipamentos de assistência que mantêm ou melhoram a funcionalidade e a independência de uma pessoa e promovem o seu bem-estar.

Aparelhos auditivos, cadeiras de rodas, aparelhos de comunicação, óculos, próteses, organizadores de pílulas e auxiliares de memória são alguns exemplos desses produtos.

Globalmente, mais de um bilhão de pessoas precisam de um ou mais produtos assistivos. Com o envelhecimento da população e o aumento das doenças que promovem alguma limitação, calcula-se que em 2030 serão mais de dois bilhões de pessoas que necessitarão de pelo menos um produto assistivo. 

Entretanto, necessidade não quer dizer acesso, pois hoje apenas uma em cada 10 pessoas dispõe de produtos assistivos, quer seja pelos altos custos ou pela falta de conscientização, disponibilidade, pessoal treinado, políticas e financiamento.

A Tecnologia Assistiva permite que as pessoas tenham uma vida saudável, produtiva, independente e digna e participem da educação, do mercado de trabalho e da vida civil. Isso é possível pela redução da necessidade dos serviços formais de saúde e apoio, cuidados de longo prazo e o trabalho dos cuidadores. Sem esse acesso, as pessoas tornam-se excluídas, isoladas, retidas na pobreza, com enorme impacto das doenças sobre uma pessoa, sua família e a sociedade.

Quem pode se beneficiar da tecnologia assistiva?

As  pessoas: 

  • com deficiência
  • mais velhas;
  • com doenças como diabetes e acidente vascular cerebral;
  • com declínio funcional gradual.

Saúde, bem-estar e benefícios socioeconômicos

A Tecnologia Assistiva pode ter um impacto positivo na saúde e no bem-estar de uma pessoa e de sua família, além de benefícios socioeconômicos mais amplos. Como exemplo, podemos citar o uso adequado de aparelhos auditivos por crianças pequenas com melhoras significativas nas habilidades da linguagem.

As cadeiras de rodas são outro exemplo. Ao melhorar a mobilidade da pessoa com deficiência, facilita o acesso à educação e ao emprego. 

O calçado terapêutico para diabetes reduz a incidência de úlceras nos pés, como consequência previne as amputações dos membros inferiores e diminui a sobrecarga ao sistema de saúde. Equipamentos que permitem independência aos idosos e possibilitem a continuar a viver em casa, atrasam ou impedem a necessidade de cuidados de longa duração.

Os desafios globais

Os números de pessoas que precisam da Tecnologia Assistiva são preocupantes. Mais de 200 milhões de indivíduos com baixa visão  não têm acesso a produtos assistivos para visão subnormal e das 75 milhões de pessoas necessitadas de uma cadeira de rodas, apenas 5% a 15% têm acesso a uma. Em torno de 466 milhões de pessoas sofrem perda auditiva globalmente. A produção de próteses auditivas atende atualmente a menos de 10% da necessidade no mundo. O problema se acentua nos países de baixa renda pela escassez de mão-de-obra em Tecnologia Assistiva. Mais de 75% desses países não possuem programas de treinamento de próteses e órteses, onde o número de profissionais de saúde qualificados é tão baixo quanto dois profissionais por 10.000 habitantes, sem falar na falta de acessibilidade o que agrava o acesso aos produtos assistivos.

Para terminar…

Os desafios são muitos, por isso, vamos escrever mais sobre o assunto em um próximo capítulo.




Os comentários estão fechados.