Por Kathleen Costa

Atualmente, sabe-se que a motivação no ambiente organizacional é muito importante e exerce forte influência no bem-estar dos funcionários e, consequentemente, na produtividade.

No entanto, para ter uma equipe motivada é necessário um investimento na área de gestão de pessoas, buscando a valorização do indivíduo dentro da empresa e incentivando seu potencial. Isso pode ser feito, inclusive, pela pesquisa periódica do clima organizacional, de modo a identificar os anseios e as necessidades dos colaboradores. Assim, poderá haver um nível mais elevado de comprometimento e, logo, a obtenção de melhores resultados e sucesso da organização.

Os programas motivacionais provocam esse sentimento de valorização, desafio e motivação, o que faz com que os funcionários busquem ter um melhor desempenho laboral. Portanto, é importante verificar no mercado quais são as técnicas mais hábeis que estão sendo utilizadas no gerenciamento de pessoas e, então, implementá-las para aumentar a eficiência dos processos motivacionais e, consequentemente, dos empresariais.

Nesse sentido, nota-se a essencialidade de empresas adotarem rotinas de trabalho alternativas, buscando motivar seus funcionários, não apenas financeiramente, mas também com reconhecimento e promoções às vezes puramente estatutárias. Ainda assim, atingir o ponto de equilíbrio entre as expectativas dos colaboradores e as metas da empresa incorre no gestor estar apto a tomar decisões não cartesianas no ambiente de trabalho.

 




Os comentários estão fechados.