CVIRIO_mosaico (2)Paulinho, como a maioria das crianças, se alimentava mal. “Eu era ruim de comer”, costuma dizer. Sua mãe, cabeleireira, aproveitava as folgas de segunda-feira no salão e acompanhava o marido na distribuição de quentinhas para os moradores de rua no centro do Rio. Disposta a ensinar o guri o valor da comida resolveu levar o filho para ajudar. Paulinho tinha 10 anos. Chegando no centro, a primeira imagem foi de uma criança de 5 anos de idade que acordou a mãe dizendo que a comida tinha chegado. “Eu nunca mais esqueci essa cena”, relembra com emoção. Estático e sem reação, mal conseguia ouvir a mãe que pedia ajuda para entregar as quentinhas. A imagem das pessoas dormindo na rua, no frio, sem cobertor nunca mais lhe abandonaria. Deste modo, muito jovem, começou a participar de projetos sociais. Morador da Rocinha frequentava a praia para jogar futevôlei e assim “fui pedindo para a galera, um quilo de alimento para pessoas necessitadas”. Aplicou como filosofia nunca aceitar dinheiro, mas sempre artigos de necessidade para entregar direto na comunidade. Por essas e outras se tornou cada vez mais conhecido na Rocinha e criou o grupo Gestos de Amor, tendo um coração como logotipo. Trabalhando como pintor no Centro Comunitário Rinaldo de Lamare fez contato com crianças com deficiência em uma escola especial e “percebi que aquele era um mundo muito esquecido, de muito preconceito e muito escondido”, declara. Daquele momento em diante, incorporou na logo a cadeira de rodas junto ao coração e prometeu a professora e a si mesmo que aquelas crianças iam ter direitos iguais a todos. E desde então, resolveu usar toda a sua história, sua imagem e seu conhecimento a favor da inclusão. E fez disso o norte de sua vida.

Gestos de Amor, hoje congrega 100 mães de crianças com deficiência. É para este grupo que nossa ONG, o Centro de Vida Independente do Rio de Janeiro (CVI-Rio), pede o seu apoio. Já conseguimos 50 cestas básicas e queremos sua ajuda para dobrar a meta.

Entre em nossa campanha: http://www.cvi-rio.org.br/site/contamos-com-seu-apoio/ e faça a sua doação! Todo o valor é bem-vindo! Obrigado.

José Carlos Morais.




Os comentários estão fechados.