O projeto O PRAIA PARA TODOS foi criado em 2009 pelo Instituto Novo Ser, com o objetivo principal de promover a acessibilidade das praias cariocas à pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida de ambos os sexos e de todas as idades, oferecendo inclusão social através do esporte e lazer.

É um projeto verdadeiramente para todos! É um evento que torna o verão uma estação para meditação, para aprendermos mais a respeito de confiança, companheirismo, parceria e antes demais nada nos proporciona a chance de compartilharmos um mundo bem melhor.

Este final de semana pude experimentar o Projeto Praia para Todos, que acontece também em frente a Rua Francisco Sá em Copacabana. Num sábado de sol a princesinha do mar abarrotada de gente: turistas de todos os cantos, cariocas bem locais mesmo, vendedores de tudo que a praia pode oferecer.

Num espaço apertado muitas barracas convivendo tranquilamente com cadeiras de rodas e cadeiras adaptadas para entrar na água, tudo bastante agradável mesmo sob um calor desértico,  pois o que mais refrescava nossos corpos e espírito era o clima de confraternização, de alegria, onde a compaixão é o sentimento que  mais se encontra por metro quadrado .Você não vê ninguém de cara feia, todos sorriem: pessoas com vários tipos de deficiência, coordenadores e seus voluntários ou estagiários .

Vi uma criança entrar no mar pela primeira vez e foi bastante emocionante. Porque depois de passar um susto inicial, o garotinho era só alegria e por todo tempo que fiquei na praia não o vi voltar pra areia. Ficou horas tomando um banho inesquecível de água salgada, que faz a gente ter certeza que às vezes um simples mergulho, pode sim nos provar como a vida pode e deve ser mais simples.

A temporada 2017 Praia Para Todos já começou: https://www.facebook.com/PraiaParaTodos

O projeto funcionará todos os sábados e domingos das 9 às 14 horas nas praias da Barra da Tijuca ( posto 3 ) e Copacabana ( em frente a Rua Francisco Sá) e no Leblon entre os dias 14/01 a 30/04 (Quiosque Riba).

Oferece as seguintes atividades adaptadas de:

Lazer:
– Banho de mar assistido (facilitado por cadeiras anfíbias)
– Banho de sol
– Piscina infantil
– Jogos recreativos

Esporte:
– Vôlei de praia sentado
– Frescobol adaptado
– Surf adapt ado
– Handbike
– Beach Soccer

Participe!

Por Beth Caetano




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.