A Importância do Dia Nacional dos OstomizadosEmbora muitos ostomizados estejam mais que familiarizados com seu estoma, outros são novos na vida com uma ostomia, por isso hoje é um dia muito importante.

Muitas vezes, eles estão sentindo vergonha, constrangimento, tristeza, raiva ou medo. É claro que esses sentimentos são naturais quando se está de mãos dadas com uma cirurgia transformadora. No entanto, também pode ser devido em parte a alguns dos estigmas sociais persistentes em torno das colostomias, ileostomias e urostomias.

Em sua maioria, as pessoas com estomia sobreviveram a doenças graves, como câncer de bexiga ou doença de Crohn, enquanto outras sobreviveram a ferimentos graves. Em muitos casos, as ostomias realmente salvam vidas! É por isso que achamos imprescindível ter um dia que comemore todos aqueles que fazem ostomia, e também, a grande importância da cirurgia para quem precisa.

O Dia Nacional dos Ostomizados tem o objetivo de quebrar os estigmas, espalhar a conscientização e oferecer educação e recursos. Além disso, quem vive com estomia pode falar abertamente e mostrar seu orgulho e força.

Você está pronto para aprender mais?

A ostomia é um procedimento realizado para redirecionar os resíduos do corpo devido a doenças, traumas ou defeitos no cólon, intestino e bexiga. Uma abertura é criada no abdômen para que as fezes ou urina saiam do corpo. A localização exata no abdômen dependerá do procedimento para o qual o estoma é criado. Os resíduos são coletados em uma bolsa e limpos periodicamente. 

O aspecto mais importante dos cuidados com o estoma é a barreira da pele, que protege o ferimento dos resíduos e ajuda a bolsa a se manter presa à pele. Isso também é chamado de barreira, wafer ou placa frontal. Aplicar a barreira da pele é uma habilidade que será ensinada ao cuidador. Os estomas podem ser temporários ou permanentes. Os sacos podem ser esvaziados na privada, mas os sacos devem ser eliminados com resíduos infecciosos. 

Para saber mais sobre o tema e participar divulgando as informações, acesse a abraso.org.br

#Pratodosverem_ quadrado com foto de um casal na praia e a mulher de cabelos pretos, biquini branco e o estoma aparecendo. No canto superior direito tem o texto Dia Nacional dos Ostomizados. Nas laterais do post tem tarjas na cor laranja e verde. Fim da descrição.




Os comentários estão fechados.