Uma rede de apoio descreve “sua equipe” – as pessoas que compartilham sua vida a que você pode recorrer para encorajamento, apoio e crescimento pessoal.

Ter uma boa rede de apoio é uma ferramenta vital para manter sua saúde mental e bem-estar. Como criaturas sociais, nossas relações e conexões são uma necessidade básica e central, por trás apenas das necessidades físicas e de segurança em importância. As redes de suporte podem assumir muitas formas, mas para a maioria das pessoas são familiares, amigos e colegas que compõem sua rede e oferecem suporte durante os bons e maus momentos.

O valor de uma boa rede de suporte
Abrir-se para alguém que se importa pode nos fazer sentir muito melhor. É importante entrar em contato para que as pessoas estejam cientes do que você está lidando. Muitas vezes assumimos que as pessoas sabem o que está acontecendo em nossas vidas, mas até você chegar é difícil para eles identificar o que você está passando, ou o quanto você precisa delas. Afinal, se alguém que você conhece estava lutando e precisava de apoio, você não gostaria de conhecê-lo e ajudá-lo?

Muitos desafios de saúde mental como depressão, ansiedade e estresse podem nos fazer sentir isolados, como se fôssemos invisíveis e que as pessoas não se importam. Alcançar muitas vezes mostrará que o contrário é verdade. Você pode descobrir que eles passaram por problemas semelhantes e podem oferecer conselhos relevantes.

Abrir-se para alguém e compartilhar seus pensamentos e sentimentos também pode ajudar a fortalecer seu relacionamento com eles. Isso aumenta a intimidade do seu relacionamento e pode ajudá-los a entendê-lo melhor. Compartilhar seus pensamentos também ajuda seus suportes a se tornarem mais conscientes de seus sinais, permitindo que eles peguem esses sinais no futuro e ofereçam suporte mais oportuno.

Há também o benefício secundário de você ter a chance de se abrir – pode ajudar a educar as pessoas sobre como são os desafios de saúde mental e ajudá-las a entender que é mais comum do que pensamos, reduzindo o estigma. Quem sabe, seu simples ato de compartilhar seus pensamentos pode até ajudar os outros a fazer o mesmo no futuro!

Construindo sua rede
Ter diferentes perspectivas é uma razão importante para ter uma rede de suporte, pois permite que você veja problemas de diferentes pontos de vista. Portanto, é útil ter uma mistura de pessoas diferentes em sua rede, que podem trazer diferentes perspectivas de vida, nos dando uma visão mais completa da situação. Ter várias pessoas ‘go-to’ também garante que você não confia demais em seus suportes e os esgota.

As redes de suporte atuam como o primeiro porto de chamada quando há grandes eventos em nossas vidas, mas muitos de nós encontrarão um momento em que nossa rede de suporte existente não pode atender às nossas necessidades. Iniciar uma nova carreira, tornar-se pai ou ter dificuldades de relacionamento pode ser momentos em que você quer que novas pessoas conversem e precise adicionar à sua rede de apoio.

Para construir sua rede, primeiro reconheça os suportes que você já tem e os pontos fortes que eles podem trazer para várias situações. Então você pode começar a identificar onde as lacunas podem estar e procurar novos contatos.

Família
Considere as pessoas em sua família com quem você ‘clica’ e está disposta a oferecer tempo e conselhos que podem ser uma fonte de apoio.

Amigos
Os amigos podem ser uma ótima fonte de apoio, pois muitas vezes o conhecem bem de experiências compartilhadas – tente se abrir para alguns amigos que você não considerou como um bom suporte antes. Você pode se surpreender com o que e quem você encontra.

Colegas
Os colegas de trabalho podem ser uma grande fonte de ajuda sobre questões dentro e fora do trabalho, e um bom gerente de RH também pode ser de grande apoio com decisões sobre sua carreira.

Vizinhos, conhecidos casuais e amigos de amigos
Construa conexões com pessoas que você vê frequentemente em sua vida, como vizinhos e pessoas em sua rede social estendida para oportunidades potenciais.

Mídias sociais, fóruns e grupos
Existem centenas de grupos e sites por aí que oferecem apoio a pessoas de todas as classes sociais e de todos os interesses – Blokes vs Black Dog e Men Care Too são alguns que achamos úteis para os homens em particular. Não importa o que você procura, com certeza haverá um grupo, comunidade ou fórum existentes que você pode participar.

Comunidade local
Participar de clubes, grupos esportivos ou apoiar instituições de caridade locais são todas as maneiras de se tornar parte de uma nova comunidade, conhecer novas pessoas e fazer novas conexões que compartilhem seus interesses.

Lembre-se que as redes de suporte funcionam nos dois sentidos – certifique-se de fazer sua parte e ajudar os outros quando eles estão em necessidade. Mantenha contato com sua rede regularmente e demonstre interesse genuíno em suas vidas. Colocar um pouco de tempo e esforço vai valer a pena a longo prazo – você nunca sabe quando você pode precisar entrar em contato.




Os comentários estão fechados.