O dia de hoje é crucial para pensarmos em todas as conquistas das pessoas com deficiência física e o que, ainda, é importante continuar lutando por um mundo mais inclusivo. Por muito tempo, a visão da sociedade fez com que a deficiência fosse vista como um estigma, o que fez os pais sentirem vergonha de seus filhos e, que por sua vez, não queriam tirar seus filhos com deficiência de casa. Isso mudou muito nos últimos anos, mas ainda existem muitos obstáculos que atrapalham, consideravelmente, a vida das pessoas com deficiência. Estamos progredindo e já conquistamos alguma visibilidade, mas ainda há muito o que fazer. Vejamos abaixo:

A. Inacessibilidade – A maioria dos edifícios governamentais ou escritórios privados e outras infraestruturas são inacessíveis para a população com deficiência.

B. Baixa Representação – A pessoa com deficiência tem uma representação muito baixa em áreas como empregos públicos, política, economia, etc.

C. Barreiras aos cuidados de saúde- A falta de serviços adequados para pessoas com deficiência é uma barreira significativa aos cuidados de saúde. A acessibilidade dos serviços de saúde e transporte são as duas principais razões pelas quais as pessoas com deficiência não recebem os cuidados de saúde necessários.

D. O sistema educacional ainda não é inclusivo – os prédios das escolas não são acessíveis. Os professores não são bem treinados para ajudar esses alunos. Nem o currículo cuida da pessoa com deficiência.

E. Barreiras Atitudinais – Barreiras atitudinais que auxiliam na estigmatização e discriminação negam às pessoas com deficiência sua dignidade e potencial, e são um dos maiores obstáculos para alcançar a igualdade de oportunidades e integração social.

F. Sistemas de comunicação inacessíveis impedem o acesso à informação, conhecimento e oportunidades de participação. A falta de serviços ou problemas com a prestação de serviços também restringem a participação de pessoas com deficiência.

G. Barreiras institucionais – as barreiras institucionais incluem muitas leis, políticas, estratégias ou práticas que discriminam as pessoas com deficiência. A discriminação pode não ser intencional, mas os sistemas podem excluir indiretamente as pessoas com deficiência por não considerarem suas necessidades.

H. Dados e estatísticas inadequados – A falta de dados e estatísticas rigorosos e comparáveis, combinados com a falta de evidências sobre um programa que funciona, falta de planejamento, muitas vezes atraso na compreensão e nas ações sobre inclusão de pessoas com deficiência.

#Pratodosverem_ post com fundo rosado e uma tarja laranja no topo e na lateral esquerda. No centro, uma foto com um homem em cadeiras de rodas, com cabelo castanho preso como rabo de cavalo, acenando para uma mulher branca, de cabelos pretos, blusa listrada e calça jeans e uma menina de cabelos castanho-claro, blusa de malha branca e calças jeans azul-clara. As duas estão retribuindo o aceno.  O ambiente tem árvores e grama sugerindo ser um parque florestal. Logo abaixo, tem o texto 11 de outubro – Dia da Pessoa com Deficiência Física. Depois tem uma linha bem fina na cor laranja e a logo do cvirio no rodapé. Fim da descrição.




Os comentários estão fechados.