Curso português para pessoas surdasSabendo dos desafios da inclusão na educação das pessoas com deficiência auditiva quanto ao processo de aprendizagem da leitura e escrita da Língua Portuguesa como segunda língua, criamos um curso composto por colaboradores surdos do CVI-Rio que atuam em diferentes setores da Fiocruz/Manguinhos.

Com aulas presenciais e expositivas, exercícios, material didático de apoio e uso de filmes e vídeos, tivemos 41 alunos entre os meses de agosto a novembro deste ano mergulhados em uma metodologia de participação e atenção às aulas, compreensão, leitura e escrita da Língua Portuguesa.

46,8% dos alunos que mais se destacaram, positivamente, tanto durante as aulas quanto na prova escrita, obtiveram de nove a dez pontos na avaliação final do curso. 25% conseguiram nota oito e 21,8% conseguiram obter de seis a sete e meio como pontuação. Esses números nos mostram que, em sua maioria, os alunos tiveram um ótimo desempenho.

O curso durou 36 horas e o nomeamos como Curso de Aprimoramento para a Pessoa Surda – Módulo Português Aplicado. Essa foi uma iniciativa do CVI-Rio em parceria com a CCE da PUC-Rio, sendo a Língua Portuguesa somente a primeira etapa de um projeto em que pretendemos investir em Educação Inclusiva com diversos módulos. Em 2020, teremos mais novidades! Aguarde-nos!




Os comentários estão fechados.