cultivar-sentidos-banner-site

O Encontro Cultivar Sentidos, uma ação da Rede Unlimited |Territórios Acessíveis em parceria com o Museu do Amanhã e Oi Futuro, aconteceu nos dias 26 e 27 de setembro em comemoração ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência e o Dia do Orgulho Surdo, celebrados no mês de setembro. O objetivo foi promover um encontro para reflexão sobre uma comunicação irrestrita nas instituições culturais para garantir que sejam cada vez mais acessíveis.

Os organizadores do evento criaram espaços em roda com os convidados, chamados de “aquário”, para uma troca sobre temas como o impacto da língua e da tradução na constituição do pensamento; como a instituição se transforma a partir da presença da pessoa com deficiência; a ocupação dos lugares de fala pelas pessoas com deficiência no Brasil; o mundo não-visual; e ainda, comunicação acessível; tecnologias de aproximação e metodologias acessíveis, além de debater sobre os modos de se realizar uma divulgação eficiente de eventos acessíveis.

O CVI-Rio participou ativamente nos dois dias. Nossa Vice-Presidente, Lilia Martins, esteve na abertura do evento, no dia 26, falando sobre as conquistas das pessoas com deficiência e, com muita propriedade, pontuou algumas reflexões que devemos fazer sobre a transversalidade que a deficiência atravessa em relação a políticas públicas.

No dia 27, nossa Coordenadora da plataforma de atuação Vida Independente, Sheila Salgado, participou do aquário Tecnologias de Aproximação em que pode mostrar a importância em olharmos para o indivíduo além da tecnologia. Por mais que os equipamentos tecnológicos tenham trazido independência para as pessoas com deficiência, muitas vezes esquecemos de olhar para dentro e empoderarmos o que é mais importante na vida: a própria pessoa.

Voltando aos objetivos do evento, Bruna Cruz, museóloga do Oi Futuro, destaca que o evento foi pensado especialmente para os profissionais de comunicação, promovendo conversas sobre inclusão e sobre a necessidade de se falar sempre para os diversos públicos. Melina Almada, gerente de Educação do Museu do Amanhã, também disse que a ideia era exatamente criar a reflexão sobre as estratégias de comunicação que temos com os públicos, de modo que possamos diminuir as barreiras que os impedem de chegar a programação.

O evento teve em torno de 120 profissionais de comunicação de diversas instituições do Rio de Janeiro e São Paulo, além de convidados como Débora Feldman do Easy Reader; Ronaldo Tenório do HandTalk; Antonio Borges do DosVox; Clarissa Guerretta da TV INES; Ednilson Sacramento da Pauta Eficiente; Izabel Maior da Cidadania e Aprendizagem e muitos outros.

Nota importante: Territórios Acessíveis é o desdobramento do programa Unlimited: Arte Sem Limites | Transform British Council Brasil. A Rede Unlimited | Territórios Acessíveis reúne mensalmente, desde julho de 2015, instituições e produtores de cultura do Rio de Janeiro e São Paulo, para debater, compartilhar, promover mudanças positivas sobre acessibilidade e refletir sobre a atuação das pessoas com deficiência na esfera cultural, bem como mobilizar as programações e atividades nas instituições para que sejam cada vez mais acessíveis a todos os públicos. E nós, do CVI-Rio, através de nossa colaboradora, Adriana Guilherme, responsável pelo nosso setor de Projetos, esteve presente em todas as reuniões.




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.