Saiba mais sobre a dislexia no Dia Nacional da DislexiaA dislexia é uma diferença de aprendizagem baseada no cérebro. A dislexia não tem “cura”, por isso, alguns a consideram uma condição neurológica, mas pesquisadores espalhados pelo mundo todo descrevem a dislexia do desenvolvimento como: uma dificuldade persistente de leitura e escrita em crianças com desenvolvimento típico, que ocorre apesar da exposição a instrução e intervenção de alfabetização baseada em evidências e de alta qualidade, e é devido a uma deficiência nas habilidades de processamento fonológico necessárias para ler e escrever.

A dislexia costuma ser hereditária
Quando o assunto é sala de aula, os professores precisam ser sensíveis ao trabalhar com pais e mães que podem ter tido experiências de aprendizagem negativas durante seu tempo na escola. Prestem também muita atenção aos alunos com irmãos com dislexia.

Dislexia e o cérebro
A pesquisa da neurociência mostra que o cérebro funciona de maneira diferente em pessoas com dislexia. Fornecer uma abordagem multissensorial, dentro de um programa baseado em fonética estruturada, fortalece as vias neurais necessárias para a leitura.

Dislexia e transtorno do desenvolvimento da linguagem

O Transtorno de Desenvolvimento da Linguagem (TDL) é um termo que descreve as dificuldades persistentes com o aprendizado e o uso da linguagem falada. A evidência atual sugere que a dislexia e o TDL são distintos, mas frequentemente ocorrem juntos. Os alunos com dislexia têm dificuldade em ler palavras. Muitos também consideram a compreensão da leitura um desafio. Alunos com TDL têm dificuldades de compreensão da linguagem. Muitos também consideram a leitura de palavras e a compreensão da leitura um desafio.

Hoje é um dia importante para nos conscientizarmos, cada vez mais, que a dislexia afeta, aproximadamente, 10% da população. Quanto mais informação, mais inclusão!




Os comentários estão fechados.