artigo4A Covid-19 já mudou nossas relações interpessoais, nossos comportamentos e nossos hábitos de higiene. Mas o medo do coronavírus pode acelerar as mudanças no trabalho que, também, já está em jogo.

A proibição de viagens pode transformar as práticas de vendas e marketing, pois elas começam a perceber que talvez os custos com passagens aéreas, hospedagem e alimentação não justifiquem os resultados de reuniões presenciais. O vídeo se tornou a melhor ferramenta de comunicação e colaboração entre as pessoas com efeitos que não ficam nada a dever as reuniões tradicionais, com a enorme vantagem desta força de trabalho estar em casa sem perda de produtividade.

Na verdade, o medo do coronavírus pode nos mostrar uma maneira melhor de trabalhar. Como as empresas vão se comportar depois dos isolamentos, ainda ninguém sabe, mas as mudanças no trabalho com certeza serão reveladoras.

Observe o que já mudou!

De acordo com o portal ZDNet, grandes conferências de alto nível foram todas canceladas, entre elas, a F8 e o Mobile World Congress do Facebook. Já na conferência da Associação para o Avanço da Inteligência Artificial, em Nova York, os pesquisadores chineses realizaram suas palestras, principalmente, por videoconferência e apresentações em vídeo devido a proibições de viagens. Com certeza as videoconferências serão o futuro.

O comportamento do consumidor na China já foi alterado. Esse país combateu o surto do coronavírus com quarentenas e fechamento de escolas e empresas. A cadeia de suprimentos ainda não se recuperou, mas a quantidade de empresas que tem lançado avisos de lucro tem aumentado nas últimas semanas.

Nos EUA, os Centros de Controle de Doenças também indicaram quarentenas. Viajar para o exterior e para conferências agora está limitado e, nitidamente, impactou setores como companhias aéreas, restaurantes e varejo. No Brasil não tem sido diferente, apesar das confusões de comunicação do Governo Federal, os governadores dos estados mais afetados como São Paulo e Rio de Janeiro continuam sugerindo o distanciamento horizontal.

Outra grande mudança de hábito e que deverá vir para ficar são as compras pela internet. A necessidade de comprar online levou, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a um aumento de 180% nas transações eletrônicas, principalmente, em itens como alimentos, bebidas e saúde.

Com certeza esta situação ainda vai demorar muito e a pergunta é se um dia voltaremos a normalidade de antes. Com certeza, uma das novas normalidades será o trabalho remoto. Evitar o translado e a aglomeração do transporte público, economia de tempo para o funcionário e dinheiro para a empresa serão fatores a serem considerados. O fato de termos tido essa experiência fez com que muitas empresas, refratárias as essas mudanças, percebessem que isto é possível.

Entretanto, teremos que ter a disciplina da atividade domiciliar, manter um bom acesso e ficar atento para não perder as reuniões de última hora. Ter ferramentas que facilitem conferências e reuniões, com os necessários cuidados de segurança. Fazer cursos online com certeza serão novos instrumentos para a nossa formação. Novos tempos virão e estaremos que estar preparados para as mudanças.

Fontes: ZDNet

Ecommercebrasil.com.br

Leia também: Os benefícios do trabalho remoto para as pessoas com deficiência

Dicas para você não se sentir sozinho trabalhando remotamente




Os comentários estão fechados.