519385-970x600-1

Depois das temporadas de 2012-2013, 2014 e 2015, segue em cartaz em 2016 o projeto Acessibilidade no Teatro Municipal Carlos Gomes. Todas as peças em cartaz, sempre uma vez por mês, contarão com recursos para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência visual e auditiva. Este mês, é a vez da peça “Krum” do dramaturgo israelense Hanoch Levin (1943-1999). Ela é encenada pela primeira vez no Brasil pela companhia brasileira de teatro, de Curitiba, sob a direção de Marcio Abreu. ‘Krum’ estreou em março de 2015 no Rio de Janeiro e circulou por Belo Horizonte, São Paulo, São José do Rio Preto, Salvador, Porto Alegre e agora retorna ao Rio para uma segunda temporada popular no Teatro Carlos Gomes.

Este é o segundo projeto produzido a partir da parceria entre a atriz Renata Sorrah e a companhia brasileira de teatro, depois do sucesso de ‘Esta Criança’ (2012), de Joël Pommerat. O texto foi escrito nos anos 70 por Levin, na época um jovem autor influenciado por Tchekhov e Beckett, em um país recente e mergulhado em conflitos e contradições. Apenas no período de vida do autor, de 1943 a 1999, foram sete guerras. Enquanto o mundo turbulento destila suas violências, as pessoas tentam seguir suas vidas, muitas vezes, sem brilho, confinadas em suas casas ou alimentando expectativas, sonhos de consumo, esperança de dias melhores’, analisa Marcio Abreu.

‘Krum’ é uma peça com dois enterros e dois casamentos. Não existem grandes feitos, tudo é ordinário. Entre as duas cerimônias, acontece uma sequência de cenas curtas, o quadro da vida dos habitantes de um bairro remoto. ‘É uma peça sobre pessoas. O que está em jogo é a matéria humana. Habitam o mundo de Krum seres pequenos, sem pudor na palavra, vivendo sob um teto baixo. Há um olhar, ao mesmo tempo, cruel e generoso sobre vidas mínimas ou, como em Tchekhov, sobre o que existe de mínimo no ser humano’, sublinha Marcio.

As sessões com acessibilidade não geram custo extra para os usuários dos recursos. O preço do ingresso varia de acordo com o espetáculo, e geralmente segue a política de preços populares da Prefeitura do Rio. O público deverá avisar na bilheteria se fará uso de algum dos recursos, para definir sua posição no teatro. Os usuários das legendas devem se posicionar nas poltronas do balcão do teatro. Os usuários da Interpretação em LIBRAS devem buscar os lugares no lado direito da plateia. E os usuários de audiodescrição não têm lugar definido. A equipe do teatro e a nossa equipe estão à disposição para facilitar a entrada de todos. Para as pessoas com deficiência visual, fazemos, quando possível, uma visita guiada ao palco, impreterivelmente 30 minutos antes do início do espetáculo. Por isso, é importante que cheguem com mais antecedência.

Serviço: 

Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes

Data: 17 de julho de 2016
Horários: domingo às 18h
Duração: 110 min.
Ingressos: R$ 40,00 inteira e R$ 20,00 meia

Classificação Indicativa: 16 anos
Local: Teatro Municipal Carlos Gomes. Praça Tiradentes, 19, Centro
Capacidade: 685 lugares

Vendas na bilheteria do teatro.
Horário da bilheteria: de quarta a domingo, das 14h às 18h
Telefone: 2224-3602 ou 2215-0556.




Deixar uma Resposta

Você precisa estar logado para postar um comentário.