CVIRIO_mosaico (6)Os aplicativos tornaram a vida mais fácil para muitas pessoas que vivem com deficiência visual. Ser capaz de ler coisas que estão apenas impressas, foi uma tarefa que talvez exigisse que uma pessoa sem visão procure a ajuda de outra pessoa. Mas os aplicativos, combinados com a presença cada vez maior da inteligência artificial, concedem às pessoas novas maneiras de ler as coisas e fazer realmente qualquer coisa.

Os recursos de narração em smartphones são um divisor de águas: eles concederam o mesmo acesso ao mundo digital a usuários sem visão como todos os outros. Também, parece que mais empresas, principalmente as gigantes de tecnologia, estão se preocupando com as pessoas com deficiência. Por exemplo, a Microsoft lançou versões mais acessíveis do Windows. A Netflix adotou a tecnologia de descrição de áudio para seus programas. E, por todos os lados, estamos redefinindo o significado do que é realmente “olhar”, pois pessoas são pessoas, não importa como elas “vejam”.

Hoje, vamos falar sobre cinco apps que podem assessorar pessoas com deficiência visual e tornar suas vidas mais independentes.

1. LookTel: o aplicativo móvel identificador de dinheiro

O LookTel Money Reader reconhece instantaneamente a moeda e fala a denominação, permitindo que as pessoas com deficiência visual ou baixa visão identifiquem os valores de maneira rápida e fácil.

2KNFB Reader App: lê praticamente qualquer texto em voz alta

O KNFB Reader converte texto impresso em fala de alta qualidade para fornecer acesso preciso, rápido e eficiente a documentos de uma ou várias páginas com o toque de um botão no iPhone.

3. TapTapSee: Identifica objetos através de fotos

O TapTapSee foi desenvolvido para ajudar as pessoas com deficiência visual a identificar objetos que encontram em suas vidas diárias. Basta tocar duas vezes na tela e tirar uma foto de qualquer coisa, em qualquer ângulo. Você ouvirá o aplicativo devolver a identificação para você.

4. Color ID Free: descobre os nomes das cores ao seu redor

O Color ID Free usa a câmera do seu iPhone para falar os nomes das cores em tempo real.

5. Be my Eyes: são pessoas ajudando pessoas em tempo real

O Be My Eyes conecta uma pessoa que enxerga com uma pessoa cega que precisa de ajuda remotamente por vídeo ao vivo. Para conhecer todas as funcionalidades desse aplicativo, clique no nome acima.

Sabemos que tem milhões de aplicativos úteis por aí e gostaríamos de saber quais deles realmente mudou sua vida! Tem algum que você indica? Conte um pouquinho como sua vida mudou por causa da tecnologia.

Você também pode compartilhar conosco no Facebook, Instagram ou Linkedin sobre como podemos trocar mais informações sobre acessibilidade e inclusão digital para as pessoas com deficiência.

 




Os comentários estão fechados.