Os filmes têm uma enorme capacidade de gerar empatia nos seres humanos. Ao contar histórias, criar fábulas, retratar realidades em diversas épocas e lugares, os filmes, muitas vezes, nos reportam para uma realidade diferente da nossa. É quase como uma mágica: em um momento estamos inertes sentados em frente a uma tela, no outro somos capazes de sentir e vivenciar o que os personagens estão vivendo e sentindo. Quem já não sentiu raiva de um vilão ou se solidarizou com um mocinho injustiçado?

Pensando nisso que listamos 07 filmes sobre deficiência que você não pode deixar de ver:

Os intocáveis

O filme conta a história de Philippe (François Cluzet), um homem milionário que após sofrer um grave acidente fica tetraplégico. Por isso, ele precisa contratar um assistente para auxiliá-lo e é dessa forma que Philippe conhece Driss (Omar Sy), um jovem de baixa renda e sem nenhuma experiência na função de cuidador. De início eles enfrentam vários problemas, já que ambos têm temperamento forte, mas aos poucos passam a aprender um com o outro e acabam trilhando um caminho de aprendizagem mútua. Driss contribui para a retomada da identidade e da auto-estima de Philippe e este, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss e o ajuda com problemas familiares.

Família Bélier

Filha de pais surdos e com um irmão também surdo, Paula (Louane Emera) é uma adolescente francesa de 16 anos que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola e as brigas familiares. Por ser a única ouvinte da família, é Paula quem administra a fazenda e que traduz a língua de sinais nas conversas da família com os vizinhos. Um dia ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Só que fica no dilema entre seguir seu sonho e deixar seus pais ou permanecer na fazenda e ajudá-los.

Extraordinário

O filme foi inspirado no livro, de mesmo nome, do autor R. J. Palacio. Ele conta a história de August Pullman (Jacob Tremblay), o Auggie, que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, lhe impondo 27 cirurgias e complicações médicas. É por isso que até os 10 anos Auggie nunca havia frequentado uma escola. Se já é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Então, prestes a começar o quinto ano em um colégio particular em Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Outra característica interessante do filme é a história contada através do olhar de Auggie e de outros membros da família.

Os colegas

Os colegas contam a história de três jovens com síndrome de Down que resolvem fugir em busca de seus sonhos. É uma divertida comédia que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar desses três jovens apaixonados por cinema. E foi por causa dessa paixão pelo cinema e a inspiração no filme Thelma & Louise que eles resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro em busca de seus sonhos. Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras aventuras e confusões como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.

Óleo de Lorenzo

O filme é baseado na história real de Lorenzo, um garoto de 08 anos que é diagnosticado com adrenoleucodistrofia (ADL), doença que provoca uma incurável degeneração do cérebro, levando o paciente à morte em pouco tempo. No entanto, após a descoberta da doença, fica constatada a falta de medicamentos para a doença e o fracasso dos médicos na busca de amenizar os sintomas no caso de Lorenzo. O que leva aos seus pais, historiadores, a estudar e pesquisar sozinhos na esperança de encontrar alguma substância que pudesse amenizar ou conter o avanço da doença, que ia destruindo o cérebro de Lorenzo deixando-o cego, deficiente físico, incapaz de engolir e de se comunicar. O filme mostra como o amor dos pais pode mudar e prolongar a vida de um filho.

Perfume de Mulher

Esse clássico cinematográfico não poderia faltar em nossa lista. Premiado no Globo de Ouro como Melhor Roteiro, Melhor Ator e Melhor Filme – Drama. O filme conta a historia de Frank Slade (Al Pacino), um tenente-coronel cego, que viaja para Nova York com Charlie Simms (Chris O’Donnell), um jovem acompanhante, com quem resolve ter um final de semana inesquecível antes de morrer. Porém, na viagem ele começa a se interessar pelos problemas do jovem, esquecendo um pouco sua amarga infelicidade.

Mente Brilhante

O filme conta a história de John Nash (Russell Crowe), um gênio da matemática que formulou um teorema relacionado à teoria dos jogos. Matemático de pensamento não convencional, Nash consegue sucesso em várias áreas da matemática e uma carreira acadêmica respeitável, só que aos poucos ele se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.

E é assim, com mais esse clássico, que terminamos nossa lista. Sem, no entanto, deixar de ressaltar que tratar com humanidade e amor as diferenças pode ser mais fácil se soubermos nos colocar no lugar do outro e esses filmes têm esse potencial. Afinal, a empatia é o que há de mais humano em nós.

 




Os comentários estão fechados.